TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Comércio Exterior

Ensaios: Fundamentos De Comércio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

: Exercícios – AV1

1) Como é definido como o conjunto de operações realizadas entre países onde há intercâmbio de bens e serviços ou movimento de capitais?

R: Comércio Exterior.

2) Conceitue e caracterize a Balança Comercial.

R: Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países.

3) Como é definido o Comércio Internacional?

R: É o comércio total das transações comerciais entre todos os países do mundo.

4) O que são divisas?

R: Divisas são as disponibilidades que um país possui em moedas estrangeiras, obtidas pelas exportações, pelos empréstimos de capitais, vendas de tecnologias, direitos de patentes, etc.

5) O que significa a formação de blocos econômicos para o Sistema de Comércio Internacional?

R: Em geral, as iniciativas comprometidas com a integração regional, cujo maior objetivo reside no estabelecimento pleno de um processo de liberalização comercial, viabilizam-se a partir dos acordos bilaterais firmados entre países que manifestam interesses comuns nos ganhos de comércio.

6) Explique o que são commodities?

R: As commodities brasileiras (produtos agrícolas, minérios etc), por exemplo, têm seus preços fixados por bolsas de valores que operam em outros países, sendo comercializadas por empresas estrangeiras, deixando de ser um ponto forte para a nossa economia.

7) As commodities brasileiras (produtos agrícolas, minérios etc), por exemplo, têm seus preços fixados por bolsas de valores que operam em outros países, sendo comercializadas por empresas estrangeiras, deixando de ser um ponto forte para a nossa economia. São atrativas para o mercado internacional?

R: Com a influência da globalização, as empresas realizam parcerias estratégicas, no sentido se tornarem competitivas no mercado internacional.

8) Explique as características, vantagens e desvantagens das Feiras Internacionais.

R: As feiras comerciais tem se constituído num dos mais eficientes canais de contato. A feira é uma excelente oportunidade nãoo só para manter contatos com potenciais clientes, como também para conhecer a realidade do mercado.

9) Como as Feiras Internacionais podem proporcionar a entrada de empresas no comércio exterior? Explique.

R: Uma das formas mais eficazes de se estudar um mercado, conhecer a concorrência, identificar um representante e promover vendas é viajar para o exterior com o objetivo de conhecer este mercado mais de perto. Participar de Feiras Internacionais no Brasil e no exterior é também um meio eficaz de aproximaçãoo com o mercado que se quer conquistar

10) De acordo com aquilo que foi discutido em sala de aula, que aspectos (internos e externos) são importantes serem analisados antes do processo de internacionalização? Explique.

R: A opção estratégica de internacionalização e as decisões no modo de entrada nos mercados externos assumem relevância, por implicarem numerosos riscos e envolverem recursos elevados, frente àcapacidade financeira das empresas. Os motivos que levam uma empresa a atuar no mercado externo podem ser agrupados em dois fatores: internos, que são aqueles de origem na empresa (características, recursos, objetivos e estratégias da empresa) e externos, aqueles de origem externa (pedidos vindos do exterior, apoio governamental do país de origem ou dos hospedeiros etc.)

11) Conforme o estudo da implantação da fábrica da Nissan no Brasil, como funciona o processo de internacionalização das empresas?

R: Em uma definição inicial de internacionalização, Goulart, Brasil e Arruda (1996) caracterizam como um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros paísesfora de sua base de origem. Estes conceitos surgiram a partir da década de 60, na qual a teoria da firma deixou de ser estudada somente pelo ponto de vista econômico, para se tornar um campo de pesquisa independente. Iniciando assim, os primeiros estudos sobre o processo de internacionalização focados também no âmbito da teoria do comportamento organizacional.

12) Sobre o MERCOSUL: a) quais países hoje fazem parte do bloco; b) que fatos marcam as discussões do bloco;

R: A) Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. B) Criação uma zona de livre-comércio no Cone Sul do continente; Utilização da arbitragem como forma de solução de controvérsias; Negociações conjuntas com terceiros países, outros grupos de nações e organizações internacionais.

13) Sobre a OMC: a) o que é; b) como se deu a sua formação; c) seu escopo/abrangência no Sistema de Comércio Internacional.

R: A) OMC: Organização Mundial do Comércio é uma organização que pretende supervisionar e liberalizar o comércio internacional. B) A OMC surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995. c) A organização lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros; fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais e um processo de resolução de conflitos que visa reforçar a adesão dos participantes aos acordos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com