TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Comercio Exterior

Artigos Científicos: Fundamentos Do Comercio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 17

EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Resumo.

A intenção de inserção de produtos de higiene pessoal e cosméticos em mercado internacional requer grande cautela e prévios estudos que são relevantes e necessários ao seu sucesso. A importância em se obter informações que sejam relevantes neste negócio requer conteúdo bem elaborado, considerando vários fatores que no mercado nacional são comuns, isso para que a empresa não incorra em desídia no momento da sua inserção. O estudo do país no que envolve suas normas, suas características culturais e o desempenho da linha deste produto entre o país exportador e o importador devem ser analisados e comparados com a real intenção, bem como deve ser verificado se as necessidades da empresa são atendidas de forma aceitáveis, assim, obtém-se melhores bases para prosseguir ou não com esta intenção. Este estudo tem como tema principal a inserção de produtos de cosméticos e de higiene pessoal no mercado argentino. Para conquista deste objetivo, foram utilizadas pesquisas teóricas para fundamentação deste conteúdo e do cenário internacional tanto da exportação quanto importação destes produtos. Utilizou-se de pesquisa não estruturada para identificar a receptividade destes produtos no mercado argentino e as possíveis alterações necessárias para adequação de produtos a este mercado. Percebeu-se nos estudos que, o processo mercadológico de produtos que sejam inerentes a sua atividade especifica – cosméticos e higiene pessoal – é necessário um ótimo controle de suas atividades, primeiramente no mercado interno para posteriormente almejar intenção de inserir-se no mercado internacional. Assim sendo, deve ser levado em consideração todo o composto mercadológico e as limitações da empresa, a qual não deve esquecer de suas raízes e, principalmente, de suas crenças. Há de se registrar que constantes otimizações tanto de processos quanto de inovações devem ser exercidas e motivadas pelas constantes modificações no mercado como um todo. Estas características estão cada vez mais marcantes no mercado nacional, assim como no mercado internacional, tendo em vista que, com as facilidades disponíveis atualmente no ambiente tecnológico, propiciam a conhecida globalização.

Atualmente percebe-se um crescente interesse e reconhecimento dos consumidores de um modo geral, relacionado à preocupação e aos benefícios que o cuidado com o corpo e a higiene pessoal traz para as pessoas e elevam a auto-estima.

Assim, evidenciando que, as pessoas, além de ter a vida cotidiana turbulenta, possuem preocupações e interesses em demonstrar que estão bem e sentindo-se bem com sua maneira de vida.

Diante deste breve contexto, pretende-se estudar os processos envolvendo a exportação de cosméticos para o corpo e banho, em específico para os seguintes produtos: Esfera efervescente, Sabonete em bloco, Sais de banho, Sabonete Esfera com Esponja, Sabonete em Barra Esfoliante, Pasta Esfoliante, Óleo Corporal Bifásico, Hidratante Corporal, mensurando quais os ganhos que a empresa pode obter no mercado argentino devido ao seu potencial em demanda.

DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA DE PESQUISA

A abertura de um novo mercado permite que a empresa possua maior facilidade em adquirir melhores tecnologias e acompanhamento de tendências. Estas tendências quando percebidas antecipadamente podem ser utilizadas pela empresa como destaque para possível antecipação de inserção no mercado, buscando tendências e ou levando novas opções para o público que atinge, assim obtendo destaque neste ambiente tão competitivo.

No entanto a inserção em um novo mercado requer atenção e muitos estudos prévios, para que não seja uma “aventura” empresarial e acabe com grandes prejuízos ou até mesmo encerre as atividades da empresa no mercado que ela já esta estável, isso, devido ao prejuízo caso este tenha ocorrido com esta inserção sem uma base sólida.

Assim sendo, avaliar processos para a exportação, barreiras existentes, momento ideal para início das atividades, quais são as dificuldades possíveis que surgirão e estruturalmente qual a necessidade para realização deste procedimento, ou seja, em poucas palavras, um planejamento mercadológico para que não incorram em desídia evitando frustrações.

Neste sentido, a intenção deste trabalho de conclusão de curso, é analisar o potencial da empresa para inserção no mercado argentino, quais os ajustes necessários para exportação de seus produtos, preço e promoção para sucesso no mercado na Argentina.

Justificativa e Relevância

A empresa, antes de iniciar a operar no comércio internacional, deve primeiramente antes de tomar qualquer decisão, elaborar um planejamento de conteúdo e estruturalmente bem definido. Este conteúdo por vez será estudado neste trabalho de conclusão de curso, identificando quais as etapas para a efetivação deste procedimento para exportação de produtos de higiene pessoal e quais as necessidades a serem atendidas para que a empresa não incorra em erro.

A relevância para execução deste trabalho de conclusão de curso esta relacionada na oportunidade de praticar de fato o aprendizado obtido no decorrer do curso, traçando os pontos necessários para o estudo de uma oportunidade de inserção da empresa em um novo mercado, neste caso o mercado argentino.

Objetivo geral

Estudar a viabilidade da inserção dos produtos de cosméticos para corpo e banho no mercado argentino.

Plano de Análise dos Dados

Os dados coletados foram comparados com suas classes e também com a teoria no momento estudada, deste modo, foram feitas compilações de informações a fim de verificar pontos relevantes ao negócio e estudo de inserção no mercado internacional. Para avaliação dos dados quantitativos, foram classificados cronologicamente permitindo uma interpretação do comportamento da variável analisada.

Considerando as oportunidades que são propiciadas com a utilização correta do marketing no mercado interno, podemos assim que possível, expandir e conquistar novos mercados sempre considerando a intenção da empresa de inserir-se no mercado em um novo ambiente ou até mesmo no mercado internacional, partindo então para novos desafios.

Há estudos e técnicas já conceituadas com que será estudado para inserção no mercado internacional, ou seja, marketing internacional, tornando assim possível o estudo para várias oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com