TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Planejamento

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Do Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 5 – Administração: Teoria e Prática no contexto brasileiro

Fundamentos do planejamento

As organizações se definem em torno de objetivos e para alcança-los suas atividades devem seguir um plano. Cabe aos administradores decidir qual rumo a organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos. Essas decisões são parte da função de planejamento e são essenciais para que a organização possa crescer de forma sustentada e sobreviver a longo prazo.

O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e ela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento define o que deve ser feito – objetivos – e como deve ser feito – planos.

Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos.

O planejamento é indispensável em todas as organizações e em todos os níveis organizacionais. Sem ele as organizações andaria à deriva e sem rumo.

O planejamento é a base de todas as outras funções da administração. E apesar de sua relevância para a administração, o planejamento nem sempre é formalizado em documentos escritos. Principalmente em organizações pequenas, é comum existir um tipo de planejamento informal, que é caracterizado por uma definição vaga dos objetivos. Além disso, como não se apresenta na forma escrita, pode ser altamente mutável ou variável.

A importância do planejamento para a administração.

Com o dinamismo ambiental que caracteriza as empresas contemporâneas, a importância do planejamento torna-se cada vez mais evidente. As organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem no ambiente externo.

O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Podem ser destacados as seguintes vantagens e benefícios do planejamento:

Proporciona senso de direção. O planejamento dá e especifica um rumo para a organização, o que permite direcionar os esforços de seus membros para um objetivo comum.

Focaliza esforços. O planejamento promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais.

Maximiza a eficiência. O planejamento permite otimizar esforços e recursos organizacionais, e ajuda a estabelecer prioridades, evitando desperdícios e redundâncias.

Reduz o impacto do ambiente. Por meio do planejamento os gerentes interpretam as mudanças ambientais e tomam as medidas necessárias para enfrenta-las.

Define parâmetros de controle. Ao estabelecer objetivos, o planejamento define padrões de desempenho que permitem o controle da organização.

Atua como fonte de motivação e comprometimento. Os objetivos e planos reduzem a incerteza e esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização, motivando e comprometendo seus membros.

Potencializa o autoconhecimento organizacional. Durante o processo de planejamento, a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com