TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Introdutórios E Econômicos.

Ensaios: Fundamentos Introdutórios E Econômicos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS À MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.1 Principais aspectos relacionados à empresa tendo sido observado e conversado com o responsável pela mesma...................................................................................5

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS..................................................................................7

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE...........................................................................8

5 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

ANEXOS....................................................................................................................12

ANEXOS A – Panificação Jaraguá Ltda....................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações.

Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.

Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo, abordando a questão do consumismo exagerado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 PRINCIPAIS CONCEITOS E ASPECTOS RELACIONADOS À MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Economia consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. É também a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação.

Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais. Pode representar, em sentido lato, a situação econômica de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.

A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).

Outras formas de divisão da disciplina são: a distinção entre economia positiva ("o que é", que tenta explicar o comportamento ou fenômeno econômico observado) e economia normativa ("o que deveria ser", freqüentemente relacionado com políticas públicas).

2.1 PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS A EMPRESA TENDO SIDO OBSERVADO E CONVERSADO COM O RESPONSÁVEL PELA MESMA.

a) Identificar a empresa e os produtos por ela comercializados.

R. – Panificação Jaraguá Ltda. Cadastrada no CNPJ: 12.312.799/0001-30, localizada na Av. Comendador Leão, Nº 240, Jaraguá – Maceió/AL. A mesma tem produtos de fabricação própria como, derivados do trigo, tais como: bolos, pães, bolachas, salgados. Possuem no estabelecimento uma lanchonete e mercearia e serviços de vendas externas (Terceirizada).

b) Identificar o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa: Descreva em termos gerais qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes.

R. – A faixa etária de renda chega ser divida da seguinte forma, apartir dos 20 anos: 25% com renda de um salário mínimo, de 21 a 40 anos: 35% com renda de 5 salários mínimos e de 41 a 60 anos: 40% com renda de 8 salários mínimos, o sexo esta dividido em 58% feminino e 42% masculino, o grau de escolaridade subdivide-se em 50% com nível superior, 30% estudantes e 20% outros.

c) Identificar o comportamento do consumidor verificando se:

• Os clientes têm preferência por algum produto ou marca específicos quais são este produtos?

R. – Sim tem preferências por pães de fabricação própria, refrigerante da marca Coca-Cola, e salgados Elma chips.

• Quando os preços destes produtos sobem o que o cliente faz?

R. – Comentam, mas acabam comprando a mercadoria.

• Quando não há esta marca o cliente compra outra?

R. – Na maioria das vezes o cliente sai sem levar o produto de outras marcas.

• Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa?

R. – O ticket médio de cada cliente é de R$ 8,00.

• Quais as formas e prazos de pagamento mais utilizados pelos clientes?

R. – 45% dinheiro, 15% cartão e 40% duplicatas.

d) A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los? Como decidem isso?

R. – Sim, os responsáveis percebem que há aumentos nos preços das mercadorias, fazem estudos e pesquisa de mercado para assim poderem reajustar os preços.

e) A inflação interfere nos preços da empresa, como?

R. – Sim, há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com