TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função exponencial do livro de texto

Tese: Função exponencial do livro de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Realizar atenta leitura do capítulo 4 – Função Exponencial do livro texto ou de outras fontes de conhecimento de sua preferência, focando a leitura na caracterização da função exponencial, logaritmos e em aplicações, e fazer um resumo, com no máximo três laudas, como embasamento teórico para a realização dos demais passos dessa etapa.

Passo 2 (Equipe)

Considerar que sua empresa precisará realizar um empréstimo para investir em melhorias. Você então deverá analisar algumas opções e decidir qual é a melhor. Estimar determinada quantia a ser emprestada e apresentar pelo menos três opções diferentes para o financiamento do dinheiro. Explicitar as taxas e os prazos para o pagamento.

Tarefa: Fazer a modelagem da situação usando função exponencial, em outras palavras, apresentar a expressão que dá o montante pago em função do tempo. Realizar os cálculos com as opções que sua empresa dispõe e decidir qual é a melhor a ser tomada e explicar o porquê da decisão tomada.

Passo 3 (Equipe)

Supor a seguinte situação: um dos investimentos com o dinheiro emprestado no item anterior é comprar uma máquina para aumentar a linha de produção. Os donos da empresa desejam saber qual será a depreciação dessa máquina. Vocês então, como são bons em cálculos e já conhecem as ferramentas matemáticas, estimarão os valores desejados fazendo a modelagem do problema por meio de uma função exponencial. Responder as seguintes questões:

1. Qual o valor de compra da máquina adquirida? (a equipe deverá sugerir esse valor) 2. Qual é a taxa de depreciação anual? (a equipe deverá supor esse percentual) 3. Qual será o valor da máquina ao final de 5 anos?

4. Daqui quanto tempo a máquina valerá a metade do valor de compra? E quando valerá um terço do valor de compra?

6

Passo 4 (Equipe)

Descrever todos os passos anteriores em um Relatório intitulado “Aplicações da função exponencial: obtenção de montante e depreciação de uma máquina” e entregar ao professor na data estipulada por ele.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Modelos de função potência; Modelos de função polinomial; Modelos de função racional e inversa.

Esta atividade é importante para que você fixe e aprenda outras aplicações envolvendo funções.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

• Só Matemática. 1998. Disponível em: < http://somatematica.com.br/ >. Acesso em: 07 novembro de 2012.

Buscar embasamento teórico através da leitura do capítulo 5 do livro texto ou outras fontes de sua preferência, focando na caracterização das funções e em aplicações e fazer um resumo. Site sugeridos para pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com