TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de controle como um processo de gerenciamento de negócios

Projeto de pesquisa: Funções de controle como um processo de gerenciamento de negócios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo demonstrar as diversas funções da controladoria como processo de gestão das empresas, seus aspectos conceituais e procedimentais, funções, atividades, artefatos e aspectos organizacionais.

Apresenta pesquisa sobre este segmento da contabilidade denominado Controladoria, destacando sua importância para as empresas que estão em constante mutação e suas formas de medir e avaliar o desempenho.

Sintetiza e apresenta a base conceitual de alguns instrumentos que podem avaliar o desempenho das empresas destacando a Controladoria como fator determinante para a tomada de decisões e a manter as empresas mais equilibradas.

Também teve como propósito evidenciar os mecanismos de apoio que podem ser usados pela área de controladoria de uma empresa para orientar seus gestores a filosofia de administração descrevendo seus conceitos e funções e abordando as dimensões de controle de gestão.

A justificativa deste estudo está focada nas empresas e nas muitas decisões que são tomadas sem a devida consulta ou apoio da fonte de informações a Controladoria ou ao Controller, que detêm as mais importantes informações da empresa, causando muitas vezes prejuízos ou até mesmo o fechamento de muitas delas.

O tema abordado utilizou como metodologia pesquisas bibliográficas, sites específicos na internet e Estudo de Caso.

O estudo de caso contemplou o Empowerment, ou delegação de autoridade, uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas no contexto da Controladoria. Analisando o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organização avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão.

I.CONTROLADORIA

1.1 Conceito

A contabilidade não pode ser um fim em si mesma, mas através da divulgação por meio das demonstrações contábeis e outros relatórios, em apoio às administrações das empresas, deve apresentar o atual estágio de determinado empreendimento, tanto em termos patrimoniais e financeiros, como de lucratividade e aplicação de recursos. Deve ainda permitir ao usuário da informação, a partir de uma adequada evidenciação, conhecer o passado, o presente e ao mesmo tempo propiciar a este inferir sobre as possibilidades futuras, deixando-o assim, em condições de tomar a decisão de investir ou não neste empreendimento. (ATKINSON, 2001, p.36)

A Controladoria é um segmento da Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração, dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. Na prática profissional ambas as partes costumam ficar sob a égide de um único gestor, o controller ou controlador. (BLANCHARD, 2005, p.24)

Distingue-se da contabilidade financeira por estar orientada para o futuro e considerar as mudanças compreendidas por uma visão sistêmica, formando uma consciência estratégica nas empresas, com o objetivo de contribuir com o planejamento e o controle de forma pro-ativa, demonstrando o desempenho das organizações. (ATKINSON, 2001, p.38)

O processo de gestão ou decisório compreende as fases de planejamento, execução e controle das organizações, de suas áreas e atividades, com a responsabilidade de fazer com que as áreas mantenham-se interligadas na busca dos objetivos comuns, que são os resultados. Utiliza primordialmente o controle, o processo de planejamento, e o orçamento como metodologias no desempenhos de suas funções e tem como finalidade identificar, mensurar, avaliar e comunicar as informações necessárias para o planejamento, o qual orienta as organizações para projetar uma visão do caminho que se possa seguir, identificar oportunidades e ameças, pontos fortes e fracos, estabelecer políticas; execução e controle de ações que visem a criação de valor para a empresa. (CATELLI, 1999, p.57)

As empresas precisam ser notadas como um sistema integrado que possam transformar dados em informações para promover um alinhamento entre o sistema de informações contábeis e a necessidade do processo decisório, através das teorias contábeis de controle, como a teoria da decisão, a teoria da mensuração e a teoria da informação. Assim como todas as áreas de responsabilidade de uma empresa, deve esforçar-se para garantir o cumprimento da missão e continuidade da organização. Seu papel fundamental, nesse sentido, consiste em coordenar os esforços para conseguir um resultado superior à soma dos resultados de cada área. (FIGUEIREDO, 2004, p.27)

A controladoria não necessariamente precisa ser observada apenas pela ótica econômica, sua atuação nas empresas pode ser muito mais abrangente, de tal forma que reforçaria o seu papel na construção de empresas mais equilibradas. Os sistemas de informações gerenciais são fatores determinantes para que se possa obter dados corretos para tomada de decisões. (FIGUEIREDO, 2004, p.27)

Segundo Nakagawa (2003), a controladoria oferece as empresas Informações para o Controle Gerencial, Motivação sobre o comportamento das pessoas diretamente atingidas, Coordenação visando centralizar informações, Avaliação para interpretar fatos e avaliar resultados, Planejamento, Acompanhamento verificando a evolução dos planos, etc.

A controladoria atua no monitoramento do processo de gestão com ênfase na eficácia, disponibilizando instrumento de controle e influenciam mudanças comportamentais e estruturais na empresa, conciliando os diversos interesses e necessidades de sua administração. (CATELLI, 1999, p.58)

Desta forma ela se apóia nos controles para verificar se todo o sistema empresa está funcionando de forma correta e adequada, ou seja, se está ocorrendo a eficiência nos controles operacionais e o atendimento dos objetivos da administração. Com isso, pode atuar de forma preventiva evitando que a empresa seja colocada em risco, procurando garantir a integridade dos registros contábeis.

No mundo dos negócios exige atenção por parte das empresas no que se refere ao zelo pela competitividade de seus empreendimentos e a conseqüente longevidade das organizações. É de extrema importância que exista um departamento competente que possa dar as diretrizes da situação em que se encontra a empresa e o caminho que ela deve seguir par alcançar os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com