TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle E Gerenciamento De Rotinas

Artigos Científicos: Controle E Gerenciamento De Rotinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Dominar a comunicação é um fator determinante para o desenvolvimento e o sucesso do profissional que atua na área de secretariado. Uma Comunicação eficiente traz resultados que podem ser medidos no faturamento da organização. O presente artigo pretende demostrar a eficácia da comunicação considerando o papel do profissional de secretariado como agente de comunicação entre os públicos da organização mostrando sua importância no sucesso da empresa. Nota-se que o secretário deve dominar a comunicação em todas as suas formas, pois ela é a chave das demais realizações em seu ambiente de trabalho.

Neste artigo a coleta de dados foi realizada através de pesquisas bibliográficas e pesquisas em campo com profissionais da área de secretariado.

Palavras-chave: Comunicação, eficaz, secretariado.

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado a comunicação é um instrumento fundamental e indispensável para o profissional que atua nas organizações. Dadas circunstâncias como a globalização e o avanço da tecnologia, são fundamentais, hoje, alcançar uma comunicação eficiente, que possam concorrer em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

A comunicação é o processo básico de realização de tarefas do profissional de secretariado. É importante que a organização saiba comunicar de forma clara os seus planos e estar aberta para o diálogo sobre as diversas questões de trabalho e melhoria para a organização. Por isso, a importância da comunicação eficaz do profissional de secretariado, pois é este profissional que faz a interlocução entre os diversos setores da organização. Como Bateman e Snell (1998) afirmam: "A comunicação eficaz é um aspecto fundamental do desempenho do trabalho e da eficácia administrativa."

1 COMUNICAÇÃO

O dicionário define comunicação como o “Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual”.

1.1 COMUNICAÇÃO EFICAZ

É fundamental comunicar-se com eficiência entre os membros de uma organização, ou seja, as pessoas devem preocupar-se com a qualidade da mensagem que desejam transmitir, pois a eficácia de uma comunicação é determinada pela compreensão que se tem da mensagem. Dessa forma, é extremamente importante que se saiba identificar as barreiras da comunicação - fatores que a impedem de fluir ou ocasionem falhas na transmissão da mensagem - com o objetivo de evitá-los ou minimizá-los.

Os autores Keith Davis e John W. Newstrom, afirmam: “quando a comunicação é eficaz ela tende a incentivar melhor desempenho e satisfação no trabalho. As pessoas compreendem melhor suas tarefas, sentindo-se mais envolvidas com elas. Em alguns casos, elas até sacrificam alguns privilégios adquiridos ao longo do tempo, porque compreendem que o sacrifício é necessário.” Ainda é onde o profissional de secretariado deve saber exatamente o que dizer e quando dizer fazendo com que o grupo aceite o proposto pela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com