TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futsal

Seminário: Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Seminário  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Quadra do jogo: A quadra de jogo tem uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e largura de 22 metros no máximo e mínimo de 15 metros. Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no máximo e largura de 18 a 22 metros.

A bola: Durante a partida, só poderá ser trocada com autorização prévia do árbitro.

Bola da saída: No início da partida, o jogador irá dar um chute no lado contrário da quadra. Enquanto isso, os jogadores do time adversário devem permanecer a pelo menos três metros da bola e nem poderão invadir o lado adversário da quadra até o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada. O jogador que efetuar o pontapé inicial só poderá voltar a tocar na bola após outro jogador tê-la tocado.

Arremesso de Meta: É o arremesso que o goleiro executa quando a bola ultrapassa a linha de fundo. Esse arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deve exceder o tempo de quatro segundos com a bola antes de arremessar.

Número e substituições dos jogadores: A partida só poderá ser iniciada com um número total de cinco atletas por time, sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Terá um número máximo de sete atletas reservas para substituição. A substituição deverá ser realizada pela linha da zona nos três metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.

Equipamentos dos atletas: Os trajes obrigatórios dos atletas compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras deverão estar cobertas pelas meias. O capitão do time deverá usar uma braçadeira para poder ser identificado.

Árbitros: Os trajes obrigatórios dos árbitros compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca. As camisas deverão ser de cor diferente dos atletas para assim não ter perigo de confundir.

Equipe de Arbitragem: Deverão usar camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade as quais são vinculados, segundo a regulamentação baixada por seus países. O árbitro principal e o auxiliar deverão usar camisas de mesma cor, não alterando os demais equipamentos.

Atribuições: O árbitro cuida de todas as regras do jogo. Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações. Não poderá tomar decisões baseadas somente no favorecimento de uma determinada equipe. Deverá relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas. Deverá expulsar o atleta que agir com conduta violenta e com intenção de atingir fisicamente outro atleta.

Árbitro auxiliar: Como o próprio nome já diz, ele auxilia o árbitro principal, tendo permissão para assinalar as infrações se achar que o árbitro principal não conseguiu perceber. Fará uso do apito para sinalizar o que perceber no jogo. Em caso de discordância com o árbitro principal, prevalecerá a decisão do árbitro principal.

Cronometrista: Terá função de analisar todas as regras de tempo do jogo, entre elas a de controlar os dois minutos de expulsão temporária do jogador, com fiscalização de entrada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com