TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOLOGIA

Tese: GEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

3) Desenhe um perfil associando solo propriamente dito (S), solo transportado (ST- coluvio), solo residual maduro (SRM), solo residual jovem ou saprolito (SRJ), rocha alterada (RA) e rocha sã (RS).

4) Conceitue escorregamento, deslizamento, tipos de rupturas, rastejo, erosão, colapsos,subsidências.

- Deslizamento: fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados encostas, pendentes ou escarpas. Caracteriza-se por movimentos gravitacionais de massa que ocorrem de forma rápida, cuja superfície de ruptura é nitidamente definida por limites laterais e profundos, bem caracterizados. Em função da existência de planos de fraqueza nos horizontes movimentados, que condicionam a formação das superfícies de ruptura, a geometria desses movimentos é definida, assumindo a forma de cunha, planar ou circular.

- Escorregamento: termo genérico referente a uma ampla variedade de processos envolvendo movimentos coletivos de solo e/ou rocha, regidos pela ação da gravidade. Os escorregamentos constituem-se num dos principais riscos geológicos do Brasil. As áreas atingidas são passíveis de zoneamento, podendo ser monitorizadas a partir do acompanhamento de dados de precipitações pluviométricas, principal agente deflagrador do processo. Esse fenômeno pode ocorrer: isoladamente, no tempo e no espaço, característica de escorregamento esparso; e simultaneamente com outros movimentos gravitacionais, característica de escorregamento generalizado.

- Tipos de ruptura:

• Ruptura planar: a ruptura se dá em superfície pré-existente que pode ser uma estratificação, junta tectônica, falha, etc. A condição básica é a presença de descontinuidade mergulhando a favor do talude e com a mesma direção. Pode ser dividida em ruptura que aflora na face ou no pé do talude com ou sem fenda de tração ou ruptura em plano paralelo a face do talude por erosão ou perda da resistência do pé do talude.

• Ruptura em cunha: corresponde ao deslizamento de um bloco em forma de cunha, formado por dois planos de descontinuidade na direção de sua linha de interseção. Geralmente apresenta-se em maciços com família de descontinuidade.

• Ruptura por tombamento: apresenta-se em maciços rochosos onde as descontinuidades apresentam mergulho contrário a inclinação do talude e em direção paralela ou subparalela ao mesmo. Em geral apresentam-se em blocos individualizados por um sistema de descontinuidades ortogonais.

• Ruptura circular: pode ocorrer em maciços rochosos brandos pouco competentes e em maciços muito alterados ou intensamente fraturados. O maciço comporta-se como um solo.

- Rastejo: movimento gravitacional de massa, caracteristicamente lento, que pode ser medido em centímetros por ano. Pode ser contínuo ou pulsante. Este último associa-se a alterações climáticas sazonais, intensificando-se nos períodos de chuva e estacionando nos períodos secos. O processo não apresenta superfície de ruptura bem definida, e os limites entre a massa em movimento e o terreno estável são transicionais. O rastejo afeta grandes áreas e atua tanto nos horizontes superficiais das encostas, como nos planos profundos, promovendo a abertura de fendas no solo residual e na rocha-matriz. O fenômeno pode preceder movimentos mais rápidos, como os escorregamentos.

- Erosão: desagregação e remoção do solo ou de rochas, pela ação da água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).

• Erosão acelerada: erosão que se desenvolve de forma rápida, devido às alterações no equilíbrio natural, provocada principalmente por atividades humanas (desmatamento, agricultura, cortes do terreno etc.)

• Erosão eólica : trabalho mecânico de desgaste do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com