TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTA: PILHAS E BATERIAS

Trabalho Escolar: GESTÃO AMBIENTA: PILHAS E BATERIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Pilhas e Baterias

As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio.

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos contendo metais pesados ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para descartar esses resíduos.

As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio.

Uma maneira de reduzir o impacto ambiental do uso de pilhas e baterias é a substituição de produtos antigos por novos que propiciem um maior tempo de uso, como por exemplo o uso de pilhas alcalinas ou de baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns. Também pode-se eliminar ou diminuir a quantidade de metais pesados na constituição das pilhas e baterias.

Fontes: ABINEE, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise Crocce Romano Espinosa (www.cepis.ops-oms.org)

Comentário:

Conforme a Legislação Brasileira considera-se um impacto ambiental “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I – a saúde, a segurança e o bem estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III – a biota, IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos ambientais” (Agais.com). Desde modo, o conceito de impacto ambiental refere-se aos efeitos de ação humana sobre o meio ambiente, desconsiderando então, fenômenos naturais, como: tempestades, enchentes, incêndios florestais, terremotos e etc que apesar de poderem provocar alterações não se caracterizam como impacto ambiental.

As pilhas são prejudiciais à saúde do ser humano e causam sérios prejuízos ao meio ambiente, pois, em contato com a água e outros organismos vivos os metais que compõem a pilha formam uma cadeia de contaminação. O que muita gente não sabe é que se antes a pilha era um produto moderno, hoje era pode ser considerada um grande problema, com tanta tecnologia porque não criar produtos mais modernos que substituam a pilha? Incentivar o uso da pilha / bateria recarregável que seria uma forma até de economizar, já que a pilha normal vai se descarregando gradualmente até ficar sem carga fazendo com que você compre sempre que necessitar, enquanto a pilha recarregável mantém a mesma voltagem por praticamente todo o período da carga.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente em 2010 definiu que todos os estabelecimentos que vendessem pilhas e baterias deveriam coletar o produto depois de usado, mas não é o acontece atualmente. As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com