TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem De Pilhas E Baterias

Trabalho Escolar: Reciclagem De Pilhas E Baterias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação

A importância das pilhas e baterias é fundamental. Porém devemos saber como e quando vamos descartar um material tão perigoso, na sua composição apresenta metais nocivos a saúde dos animais e seres humanos e também ao meio ambiente. Como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Os que mais apresentam risco são: chumbo, mercúrio e o cádmio. Uma forma de reduzir o impacto ambiental é substituir por produtos novos de maior duração, como por exemplo, pilhas alcalinas ou baterias recarregáveis no lugar de pilhas comuns. Também se pode eliminar ou diminuir a quantidade de metais pesados na constituição das pilhas e baterias. A reciclagem de pilhas e baterias gera um impacto ambiental grave, temos que cuidar e preservar os recursos naturais para as gerações futuras.

Desenvolvimento do Tema

Pilhas e baterias são produtos que merecem cuidados especiais na hora de serem descartados.Isto porque trazem substâncias tóxicas – metais – em sua composição. O tempo de decomposição dos metais pesados usados em pilhas e baterias é infinito. Mesmo que a água seja filtrada ou fervida, estes metais continuarão presentes. Até vacas que se alimentarem de pasto contaminado terão seu leite e carne afetados. Abandonadas nos lixões, as baterias e pilhas enferrujam e vazam. As substâncias liberadas são absorvidas pelo solo e podem chegar a lençóis freáticos ou rios próximos. As pessoas que tiverem contato; bebendo, tomando banho ou consumindo produtos regados com essa água, serão contaminadas. Por isso, pilhas e baterias representam hoje um sério problema ambiental. São produzidas a cada ano no país cerca de 800 milhões de pilhas secas (zinco-carbono) e alcalinas (hidróxido de potássio ou de sódio – zinco). (Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee). Varias entidades fazem partes de um movimento para fazermos uma coleta limpa e saudável, por exemplo, Banco Real que e responsável pela coleta feita através programa real de Reciclagem de Pilhas e Baterias Papa-Pilha.

Reportagem Relacionada ao Tema: FANTINEL, Danilo. Disponível em:

http://www.terra.com.br/noticias/especial/pilha.html

Pilhas e baterias usadas devem ser devolvidas a fabricantes.

Embora seja de junho de 1999 a determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que prevê a devolução de pilhas e baterias que contenham metais pesados aos fabricantes depois do fim de sua vida útil, ainda hoje essa medida não é adotada com abrangência. Conforme a determinação do Conama, as empresas têm de reciclar ou dar uma destinação final adequada (armazenar em local apropriado ou incinerar, por exemplo) a esses materiais para evitar o risco de contaminação ambiental e possíveis danos à saúde pública. A medida atinge principalmente o setor industrial, mas também vale para os cidadãos comuns, consumidores de pilhas e baterias geralmente usadas em automóveis, filmadoras, telefones celular e barbeadores (veja abaixo os tipos de pilhas e baterias, suas composições e finalidades).

Devem ser devolvidas ao fabricante ou importador:

Tipo: Bateria de Chumbo Ácido

Aplicação: Indústrias, automóveis, filmadoras

Tipo: Pilhas e baterias de níquel cádmio

Aplicação: Telefone celular, telefone sem fio, barbeador e outros aparelhos que usam pilhas e baterias recarregáveis.

Tipo: Pilhas e baterias de óxido de mercúrio

Aplicação: Instrumentos de navegação e aparelhos de instrumentação e controle

Podem ser descartadas no lixo comum:

Tipo: Comuns e alcalinas com Zinco/Manganês e Alcalina/Manganês

Aplicação: Brinquedos, lanterna, rádio, controle remoto, rádio-relógio, equipamento fotográfico, pager,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com