TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO NO SETOR HOTELEIRO

Exames: GESTÃO DE CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO NO SETOR HOTELEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Com o turismo em alta, as redes hoteleiras enfrentam a competitividade procurando-se destacar em sua categoria. O presente trabalho tem como objetivo analisar se os gestores da rede hoteleira estão utilizando a Gestão de Custos para sua tomada de decisão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, na forma de estudo de caso de abordagem qualitativa, e foram enviados questionários aos gestores de dez empresas do setor hoteleiro de Gravatal SC e Laguna SC. O trabalho desenvolveu-se com base em diversas obras de reconhecidos e conceituados autores na área de contabilidade de custos. O estudo de caso apresenta a importância da contabilidade e gestão de custos como uma ferramenta para a tomada de decisões na rede hoteleira, bem como sua estrutura operacional, a partir da revisão da literatura relacionada com os conceitos utilizados nos sistemas de custos. Portanto conclui-se que, com o crescimento do turismo há uma grande necessidade de profissionais mais especializados para a área hoteleira, entretanto é necessário utilizar da gestão de custos para a tomada de decisões.

Palavras-chave: Contabilidade de custos. Rede hoteleira. Tomada de decisão.

1 INTRODUÇÃO

O turismo vem crescendo consideradamente em Santa Catarina, aumentando a necessidade da criação de empreendimentos hoteleiros capazes de oferecer conforto e qualidade de serviços, sendo importante ramo gerador de dinheiro e empregos na região.

Com a competitividade no setor hoteleiro, surge a necessidade dos hotéis aperfeiçoarem seus sistemas de gestão, auxiliando no processo de tomada de decisões. A Contabilidade Gerencial para Lunkes (2004, p. 57) “[...] tem nos gestores do hotel seus principais usuários. Ela reporta o desempenho operacional por meio de operações financeiras e não financeiras, visando à tomada de decisões”.

A rede hoteleira vem passando por mudança com o surgimento de novos hotéis, tornando o mercado ainda mais competitivo, devendo os mesmos encontrarem formas mais viáveis para a redução de seus gastos, aumentando o seu faturamento e para que isso aconteça é necessário uma eficiente Gestão de Custos.

Diante disso podemos levantar a seguinte questão: Estão os gestores da rede hoteleira utilizando-se da Gestão de Custos para sua tomada de decisão?

Nesse intuito, o objetivo desta pesquisa é analisar se os gestores da rede hoteleira estão utilizando a Gestão de Custos para sua tomada de decisão. Para atender ao objetivo geral têm-se os seguintes objetivos específicos: a) descrever os principais conceitos relacionados à gestão de custos; b) Verificar a importância da contabilidade e gestão de custos como uma ferramenta para a tomada de decisões na rede hoteleira; c) analisar o uso da ferramenta da contabilidade de custos, aplicando questionários aos gestores de empresas hoteleiras.

Com a globalização, aumentou-se excessivamente a competitividade entre as empresas, tornando o mercado cada vez mais exigente, tendo espaço somente a empresas que souberem acompanhar e lidar com essas evoluções e modificações.

Segundo Castelli (2000, p. 29)

Competitividade está fundamentada na produtividade que, por sua vez, resulta da relação qualidade/custos, ou seja, para se garantir a sobrevivência da empresa é preciso apostar na qualidade. Qualidade cada vez melhor, com custos cada vez menores para obter-se uma excelente produtividade, condição necessária para competitividade e sobrevivência de qualquer empresa.

As empresas trabalham visando maior lucro e menor custo, sendo necessária a adequação de um controle de custo, ao qual se torna um fator de importância relevante dentro do empreendimento.

A Contabilidade de Custos para Leone (2000, p. 19)

[...] é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.

Assim as empresas devem identificar as atividades fundamentais que geram os custos e as atividades que agregam ou não valor ao hotel.

Conforme Porter (2002, p. 57) “vantagem de custo é um dos dois tipos de vantagem competitiva que uma empresa pode possuir. O custo é também de importância vital para estratégias de diferenciação porque um diferenciador pode manter o custo próximo da concorrência”.

Esse trabalho justifica-se pela importância da contabilidade de custos na gestão, como auxílio à tomada de decisão.

Para que se possa compreender melhor a Contabilidade de Custos, faz-se necessária uma abordagem de um estudo dos seus princípios, conceitos e origens que darão uma melhor ideia para justificar os fatos presentes.

2 REVISÃO DA LITERATURA

Neste item apresenta-se a visão dos principais autores sobre conceito de custos e a contabilidade de custos na rede hoteleira, vantagens e desvantagens e o turismo no Brasil.

2.1 CUSTOS

Muitos dos conceitos básicos utilizados na Contabilidade de Custos são bastante aplicáveis às empresas, tanto os conceitos antigos quanto os mais modernos.

Conforme Bornia (2005, p.35), “a contabilidade de custos surgiu com o aparecimento das empresas industriais, tendo por objetivo calcular os custos dos produtos fabricados. Antes disso, os artigos eram produzidos por artesãos”.

Custo também pode ser considerado como gasto, só que é reconhecido como um custo, no momento da utilização de bens e serviços, para fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Contudo Viceconti afirma que (2003, p.7)

Estes gastos devem ser incorporados ao valor dos estoques das empresas no processo produtivo e, por ocasião do encerramento do balanço, haverá dois tipos de estoques: produtos que ainda não estão acabados e produtos prontos para venda.

Assim custo é a parte do gasto que se agrega ao produto. Logo cada empresa tem um método de divisão dos custos.

2.1.1 Custo para tomada de decisão

Para que o processo de tomada de decisão seja utilizado da melhor forma, é necessário determinar metas, objetivos a serem alcançados e depois as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com