TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL

Seminário: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Seminário  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

EMPOWERMENT

Empoderamento ou delegação de autoridade e responsabilidade aos funcionários é uma tecnologia de gestão, onde a equipe tem poder de decisão fornecendo ideias para mudar e transformar, ajudando os superiores no processo de gestão de sua própria organização, é um termo em inglês que é traduzido como Empoderamento, dar poder ao funcionário.

Para promover o empowerment, não basta transferir verbalmente poder às pessoas; elas precisam ter reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvendo o que chamamos de "ownership", ou seja, agirem como empreendedores e como se fossem "proprietárias" do negócio, pensando como empresários.

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL

Organizações que têm uma orientação ao processo utilizam-se de comunicações abertas (Open-Book) e necessitam de cooperação e, em oposição às organizações tradicionais, chamadas de verticais, são rotulados, por sua vez, de organizações horizontais. A Organização Horizontal pode ser definida como uma organização de estrutura enxuta, que reduz os níveis hierárquicos existentes nas empresas e ajuda aproximar os níveis de comando dos operacionais. A tomada de decisão está sendo empurrada cada vez mais para baixo, dentro da organização. O que a torna descentralizada, transformando o que era administração autocrática numa administração do tipo consensual.

SUGESTÃO DE APLICAÇÃO

Com relação à Portão Supergasbrás, dentre todas as ferramentas de gestão pesquisadas podemos observar a Administração de Livro Aberto (Open Book Management) como a melhor e que mais se encaixa no perfil da empresa devido à tamanha dedicação e cumplicidade com que seus proprietários e funcionário encaram o trabalho, tendo em vista que de certa forma, mesmo sem estar declarado um modelo semelhante quase idêntico já é praticado por lá embasado nos seguintes motivos:

- Funcionário comprometido com seus afazeres diários, contentes e familiarizado com a administração do gerente;

- O trabalhador já tem muitas funções de responsabilidades.

Diante das situações apresentadas podemos concluir que o método administrativo de OBM poderia ser implantado sem nenhum problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com