TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta de planejamento que está a disposição dos administradores, tendo em vista a competitividade do mercado, a globalização e tecnologias altamente avançadas. Neste sentido, há a necessidade de se buscar alternativas de planejamento e controle que facilitem ao administrador financeiro, tomar as decisões certas para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

A gestão da entidade é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – CONCEITO DE ORÇAMENTO:

O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

O orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano. (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

Os gestores possuem um comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-se no plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabam estabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa. Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados.

O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresaria.

O objetivo do controle orçamentário é coordenar, controlar e avaliar as operações das empresas para sua realização. Elementos básicos como previsão, orçamento e controle são fundamentais, sendo que o orçamento é o pilar dessa estrutura.

Os principais tipos de orçamento são: orçamentos globais e parciais, orçamentos a curto e a longo prazo, orçamentos periódicos e contínuos e orçamentos flexíveis ou variáveis. Todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados.

2.1.1 – ORÇAMENTO GERAL:

Pode-se dizer do orçamento geral trata de estratégia das empresas e demonstra, por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos, onde são obervados quantitativamente as ações e política de uma empresa relativa a determinados períodos futuros. O orçamento geral é formado por vários orçamentos separados, mas interdependentes.

Orçamento de vendas é uma planilha detalhada, que apresenta as vendas esperadas durante o período do orçamento; tipicamente, as informações são fornecidas tanto em valor monetário quanto unidades. Um orçamento preciso de vendas é a chave de todo o processo de elaboração de orçamentos. Todas as outras partes do orçamento geral dependem do orçamento de vendas. Portanto, se o orçamento de vendas é malfeito, então o restante do processo de elaboração de orçamentos tende a ser perda de tempo.

O orçamento de vendas ajuda a determinar quantas unidades precisarão ser produzidas. Portanto, o orçamento de produção é preparado após o orçamento de vendas. O orçamento de produção é, por sua vez, usado, para determinar os orçamentos de custos de produção, incluindo os orçamentos de matéria-prima direta, mão de obra direta e custos gerais de produção. Estes orçamentos a seguir são combinados com dados do orçamento de vendas e do orçamento de despesas de venda e administrativas para determinar os orçamentos de caixa. Essencialmente, o orçamento de vendas gera uma reação em cadeia que leva á preparação dos outros orçamentos.

O orçamento de despesas de venda e administrativas depende do orçamento de vendas e também o determina. Esta relação recíproca decorre do fato de que as vendas serão, em parte, determinadas pelos fundos aplicados em atividades de propaganda e promoção de vendas.

Orçamento de Caixa, Uma vez elaborados os orçamentos de operações (vendas, produção, e assim por diante), podem ser preparados o orçamento de caixa e outros orçamentos financeiros. Um orçamento de caixa é um plano detalhado que mostra como os recursos de caixa serão obtidos e usados dentro de um período determinado. Pode ser observado na Ilustração, em seguida, que todos os orçamentos de operação exercem impacto sobre o orçamento de caixa. No caso do orçamento de vendas, o impacto resulta dos recebimentos planejados com as vendas previstas. No caso dos outros orçamentos, o impacto provém dos pagamentos planejados dentro dos próprios orçamentos.

Ilustração

2.1.2 – ORÇAMENTO FLEXÍVEL:

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. Os administradores das organizações, sempre querem relatórios de desempenho que identifiquem melhor algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos.

Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento. Também podem ser úteis no fim do período, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

A administração recebe a melhor ajuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com