TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  5.083 Palavras (21 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.2 ORÇAMENTO GERAL E FLEXIVEL.................................................................4

2.3 PONTOS POSITIVO DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 7

2.4 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 8

2.5 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 9

2.6 BALANÇO PATRIMONIAL 11

2.7 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO ( DRE ) 13

2.8 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA ( DFC ) 14

2.9 COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 15

ANEXO I ....................................................................................................................16

ANEXO II ...................................................................................................................17

3 CONSIRAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS 19

1 – INTRODUÇÃO

Esta produção textual tem como objetivo mostrar a importância do orçamento na gestão empresarial, As empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade. Veremos que o orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade. Evidenciaremos também, o quanto beneficiará no sucesso de uma boa gestão o entendimento correto de algumas demonstrações contábeis.

2 – GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Entendo a gestão empresarial como um modelo de trabalho, orientado por uma política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização (empresa). Ela pode encerrar critérios formais e/ou informais de atuação, evidenciando a Visão, os Valores e a Missão que norteiam o alcance dos objetivos e resultados procurados.

2.1 – CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento em contabilidade e finanças é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo ou organização, dentro de um período limitado (geralmente, mensal ou anual). O orçamento, na verdade, deriva do processo de planejamento organizacional; ou seja, a organização (pública ou privada com ou sem fins lucrativos) deve estabelecer objetivos e metas, materializados em um Plano. Este deverá conter valores em moeda para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

2.2 – ORÇAMENTO GERAL E FLEXIVEL

O orçamento geral é formado por vários orçamentos separados, mas interdependentes, dividem-se em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas, orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, orçamento de capital e orçamento de caixa. A ilustração abaixo apresenta uma visão completa das várias partes do orçamento geral e de como elas se relacionam.

Orçamento de Vendas. Um orçamento de vendas é uma planilha detalhada, que apresenta as vendas esperadas durante o período do orçamento; tipicamente, as informações são fornecidas tanto em valor monetário quanto unidades. Um orçamento preciso de vendas é a chave de todo o processo de elaboração de orçamentos. Todas as outras partes do orçamento geral dependem do orçamento de vendas, como é indicado na ilustração 6.1. Portanto, se o orçamento de vendas é malfeito, então o restante do processo de elaboração de orçamentos tende a ser perda de tempo.

O orçamento de vendas ajuda a determinar quantas unidades precisarão ser produzidas. Portanto, o orçamento de produção é preparado após o orçamento de vendas. O orçamento de produção é, por sua vez, usado, para determinar os orçamentos de custos de produção, incluindo os orçamentos de matéria-prima direta, mão-de-obra direta e custos gerais de produção. Estes orçamentos a seguir são combinados com dados do orçamento de vendas e do orçamento de despesas de venda e administrativas para determinar os orçamentos de caixa. Essencialmente, o orçamento de vendas gera uma reação em cadeia que leva á preparação dos outros orçamentos.

Como mostra a ilustração, o orçamento de despesas de venda e administrativas depende do orçamento de vendas e também o determina. Esta relação recíproca decorre do fato de que as vendas serão, em parte, determinadas pelos fundos aplicados em atividades de propaganda e promoção de vendas.

Orçamentos de Caixa - Uma vez elaborados os orçamentos de operações (vendas, produção, e assim por diante), podem ser preparados o orçamento de caixa e outros orçamentos financeiros. Um orçamento de caixa é um plano detalhado que mostra como os recursos de caixa serão obtidos e usados dentro de um período determinado. Pode ser observado na Ilustração que todos os orçamentos de operação exercem impacto sobre o orçamento de caixa. No caso do orçamento de vendas, o impacto resulta dos recebimentos planejados com as vendas previstas. No caso dos outros orçamentos, o impacto provém dos pagamentos planejados dentro dos próprios orçamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com