TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO

DO TRABALHO PEDAGÓGICO

EXERCÍCIOS AVALIATIVOS

1. Explique o que é Gestão Democrática da escola.

A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Esse modelo de gestão, segundo Vieira (2005), representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola.

Detalhamento na LDB

A LDB, em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações, no tocante à gestão democrática:

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15 - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.

Estes artigos da LDB, acima citados, dispõem que a “gestão democrática do ensino público na educação básica aos sistemas de ensino, oferece ampla autonomia às unidades federadas para definirem em sintonia com suas especificidades formas de operacionalização da gestão, com a participação dos profissionais da educação envolvidos e de toda a comunidade escolar e local” (VIEIRA, 2005).

Elementos Básicos

Os elementos básicos da Gestão Democrática podem se apresentar de várias maneiras, na esfera escolar, as principais são: na constituição e atuação do Conselho escolar; na elaboração do Projeto Político Pedagógico, de modo coletivo e participativo; na definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; na divulgação e transparência na prestação de contas; na avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; na eleição direta para diretor(a);

2. Mostre os principais problemas para implantação deste tipo de gestão nas

escolas públicas brasileiras.

É um grande desafio para os profissionais que participam da administração

destas escolas na compatibilização das capacidades individuais e organizacionais e percebo as dificuldades que as instituições vêm passando no sentido de tornar viáveis suas formas de comunicação e troca de informações. Logo, esta junção da chamada comunidade escolar é um processo muito lento e um dos principais problemas é que nosso povo não foi preparado para essa participação hora se hoje não se preocupam na sua maioria que o desenvolvimento geral do filho vão assumir este compromisso junto a uma gestão democrática, quando assumem alegam não ter tempo para estar presente quando necessário. Em fim estão funcionando como tudo funciona no nosso país.

3. Indique os princípios norteadores para elaboração do Projeto Político

Pedagógico de uma instituição de ensino.

O Projeto Político-Pedagógico, como forma de organização do trabalho da escola, fundamenta-se nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita:

A - Igualdade - de condições para acesso e permanência na escola. Sabemos que há grandes desigualdades de natureza sócio-econômica, cultural e de cor entre as crianças, antes mesmo de chegarem à escola. Os alunos já são desiguais no ponto de partida. Sabemos também que a escola é permeável aos mecanismos de discriminação e exclusão que existem na sociedade.

No entanto, a igualdade no ponto de chegada (permanência do aluno na escola) deve ser garantida pela mediação da escola. Igualdade das condições de acesso e permanência na escola requer muito mais do que a simples expansão quantitativa da oferta de vagas. É necessário a ampliação do atendimento de boa qualidade.

B - Qualidade - não pode ser exclusiva a um professor ou a alunos pertencentes à minorias sociais. O desafio do Projeto Pedagógico da escola é viabilizar qualidade para todos, o que vai muito além da meta quantitativa do acesso global. Qualidade implica consciência crítica e capacidade de ação, de saber e de mudar.

A qualidade que desejamos e necessitamos conjuga caráter formal ou técnico (enfatiza os instrumentos, os métodos e as técnicas), com o político (voltado para fins, valores e conteúdos).

4. O que você julga mais significativo para a construção de um Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico precisa ser bem elaborado, porém, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. É necessário então que todos enxerguem de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participem de seu processo de determinação, virando verdadeiros parceiros da gestão. O processo de elaboração e implantação do projeto pedagógico é complexo e dúvidas sempre aparecem no caminho é ai que a união da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com