TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Tese: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO EMPRESARIAL

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é mostrar com detalhes a evolução que o mercado vem tendo nos últimos anos, isto exige das empresas a busca continua por mecanismos voltados a uma visão estratégica que o auxilie na identificação de fatores que possam causar algum impacto para a organização, que com práticas gerenciais autossustentáveis regidas pela elaboração de um plano estratégico orçamentario tem como objetivo; fortalecer, organizar e elevar o status da organização a um nível de competência superior, è demostrar a importância da gestão para os dias de hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

Gestão empresarial é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar; é o ato de administrar ou gerenciar negócios pessoas ou recursos com o objetivo de alcançar metas definidas.

A gestão estratégica é o desafio das organizações do século XXI, pois com a constante evolução do mercado e com as exigências cada vez mais rigorosas do mercado consumidor, se faz necessária essa busca continua por meios de gestão com visões além do alcance. Tendo em vista que o modelo de gestão praticado outrora que possuía uma abordagem mais fechada, ou seja, conservadora esta de certo modo obsoleta com o grande avanço e desenvolvimento dessas práticas organizacionais que a área vem tendo ao longo dos últimos anos, cada vez mais o empreendedor necessita ter uma visão ampla com uma abrangência macro, que busca constantemente a inovação e a criatividade; éfato que a gestão conservadora, com uma visão fechada está se tornado obsoleta e sua tendência natural é o desaparecimento com o passar do tempo.

O empreendedor que tem como norte essa visão macro tem maiores oportunidades de se fortalecer e ganhar o seu espaço no mercado, com isso as empresas com visão micro, ou seja, conservadores acabam sendo "engolidas" pelos novos empreendimentos que cada vez mais, buscam pelas novas e agressivas formas de gestão com visão macro. Essas transformações se dão também pelo fato dos consumidores estarem cada vez mais exigentes na hora de escolher um bem ou serviço.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO;

Orçamento é um plano detalhado de aquisição e uso de recursos financeiros e de outros tipos durante um período determinado. Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos formais. O ato de preparação de um orçamento é chamado de elaboração de orçamentos. O uso de orçamentos para controlar as atividades de uma organização é chamado de controle orçamentário.

O orçamento, deverá ser iniciado com pelo menos três meses de antecedência da sua implementação, partindo do inventário das hipóteses em seguida pela escolha das hipóteses que puderem ser validadas, implementação, acompanhamento e controle dos resultados; Caberá ao administrador financeiro verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.

Os orçamentos dividem-se em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR - demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.

Os seus métodos de controle de todos os orçamentos (relatórios, sistemas de informática, check-lists) devem possuir uma linguagem comum, visando facilitar o fluxo dos dados e sua integração, bem como possibilitar o bom entendimento, o acompanhamento e a tomada de decisões por parte dos gestores.

2.2 ORÇAMENTO GERAL;

O orçamento geral é um resumo dos planos de uma empresa, no qual são fixadas metas específicas de atividades de venda, produção, distribuição e financiamento. Geralmente, culmina num orçamento de caixa, numa projeção da demonstração de resultados, e num balanço projetado. Em síntese, representa uma expressão abrangente dos planos da administração para o futuro e de como esses planos devem ser executados.

O orçamento geral visa a garantir o maior apoio no processo de gestão, pois engloba uma visão geral sobre a empresa, auxiliando no planejamento e no controle administrativo.

“Um orçamento é uma expressão quantitativa formal de planos da administração. O orçamento geral resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção, distribuição e finanças. Quantifica metas para vendas, produção, lucro líquido e posição de caixa e para qualquer outro objetivo especificado pela administração.” (HORNGREN, 1981, p. 117).

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL;

Os orçamentos flexíveis são adaptados às alterações dos níveis das atividades da empresa, podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção, antes ou depois de sua ocorrência. Ele aponta qual deve ser ou ter o custo para qualquer nível de produção.

Os orçamentos flexíveis podem ser vantajosos tanto antes do período em foco quanto depois. Os gestores podem utilizar quando estiverem tentando escolher uma entre várias faixas de atividades para o planejamento. Também podem ser úteis no fim do período, quando os administradores estiverem analisando os resultados reais. “O importante no orçamento flexível é a possibilidade de identificar de onde vêm as diferenças, se elas foram causadas pela variação do preço, volume”.

2.4 PONTOS POSITIVO DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO;

Um dos pontos mais positivos do orçamento empresarial é a previsão de vendas, que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamente deve ser cuidadosamente levantado se a empresa te uma capacidade produtiva que atenda às suas metas de vendas, analisado se a mão-de-obra está qualificada para atingir a produtividade na qualidade pretendida e, por fim, se a estrutura administrativa da organização é adequada ao atendimento da demanda.

Outro ponto positivo é que “A gestão orçamentária se apóia em previsões, função das condições internas e externas da empresa”. A partir dessas previsões, os responsáveis pela empresa recebem atribuições –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com