TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Dissertações: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 DESENVOLVIMENTO 05

2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDUSTRIA QUANDO COPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA 05

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇA ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO 08

2.3 PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO 11

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRDUÇÃO. 11

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS 13

2.6 PONTO DE EQUILIBRIO 16

2.7 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 18

2.8 A APLICABILIDADE DACONTABILIDADE GERENCIL DENRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 20

3 CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

A gestão empresarial e o orçamento caminham de mãos dadas dentro de uma empresa, pois um depende do outro para o sucesso da instituição. E, sobretudo, podemos ressaltar que orçamento que nasceu da penúria do mercado, fazendo com que as empresas saíssem em busca de melhor produto e/ou serviço e da concorrência. Pois com a globalização, vêm também as constantes mudanças no mundo dos negócios, dessa forma é necessário que as empresas aperfeiçoem seus métodos de planejamento, avaliação e controle, tanto do fluxo de caixa, quanto das receitas, despesas e investimento.

Este trabalho visa apresentar de uma forma geral as noções introdutórias a respeito do conceito de orçamento geral e flexível, indicando os pontos positivos que um bom orçamento oferece para a gestão, falaremos também sobre as questões tributarias a isenção e a imunidade tributária.

Citaremos a seguir um breve conceito sobre o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e dos fluxos de caixa. Junto ao mesmo faremos uma comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos. O presente trabalho demonstrará como a gestão, mediante a um orçamento adequado poderá contribuir para o crescimento da empresa. Visto que, o orçamento é uma ferramenta essencial para a empresa, independe de seu tamanho e ramo de atividade, uma vez que é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, dirigindo a empresa aos seus objetivos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDUSTRIA QUANDO COPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA.

2.2 MÉTODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇA ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Existem diferentes métodos de custeio, que são adotados de acordo com as finalidades visado pela empresa: Custeio por absorção e o custeio variável, custeio pleno e custeio ABC. Entre os métodos de custeio tradicionais estão o custeio variável e o custeio por absorção e todos eles têm relação com o conceito de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada, sendo considerados, portanto, métodos e mão-de-obra diretos.

Custeio variável é um método de custeio, que exclusivamente os custos de materiais direto que são incluídos como custos do produto. Haja vista que todos os outros custos são analisados no período em que foram incorridos. Podemos destacar em especial os custos variáveis de mão-de-obra direta e os custos variáveis indiretos são considerados custos do período e deduzidos como despesas do período.

Enquanto que o custeio por absorção é um método no qual todos os custos fixos de produção são incluídos como custos do produto. Ou seja, o produto “absorve” todos os custos de produção.

O custeio por absorção é o método utilizado sob princípios contábeis geralmente aceitos para relatórios para fins externos e declarações fiscais na maioria dos países.

Segundo PADOVEZE, 2006, P. 333-334

Custeio por absorção “É o método onde, para se obter o custo dos produtos, consideram-se todos os gastos industriais, diretos e indiretos, fixos ou variáveis.

2.3 PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO

Uma das importantes perspectivas da contabilidade gerencial é o auxilio ás corretas decisões sobre a elaboração do preço de venda ideal das empresas. Dentre os métodos de formação de preços, destaca-se a baseada nos custos de produtos, mercadorias ou serviços. Ou seja o ponto de partida, inicialmente é a correta apuração dos custos para, na sequencia, os gestores conseguirem calcular a atribuir o correto preço de venda.

Para Nascimento e Andrade(2003, p.24)

A definição do preço de venda é um tema bastante complexo, na medida em que diversas variáveis precisam ser combinadas para que a empresa possa manter-se competitiva e alcançar a meta de lucro desejada.

Para elaborar o preço de vendas e apurar os custos podemos usar diferentes métodos como o mark-up que apresenta a diferença percentual (%) entre o preço de venda de determinado produto ou serviço em relação ao seu custo de produção ou consecução. Podemos também apurar através do custeio por absorção que em linhas gerais, sabe-se que o sistema de custeio por absorção considera tanto custos diretos quanto indiretos aos produtos, sendo que terão o custo total de fabricação. Sobretudo é importante ressaltar que ao contrario do custeio por absorção, o sistema de custeio direto ou variável considera como custo dos produtos apenas os classificados como variáveis, ou seja, os que variam de acordo como vol

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

2.5 CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS

2.6 PONTO DE EQUILIBRIO

Quando uma empresa começa suas atividades, em geral passa por um período em que as receitas geradas pelas vendas são insuficientes para abonar os custos e as despesas. Portanto, a empresa atua com prejuízo. A medida que a produção aumenta e a eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com