TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Tese: GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  4.488 Palavras (18 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO

Jéssica da Silva de Oliveira RA: 394741

Marizabel Neves da Silva RA: 398052

Eduardo Caetano Neto França RA: 374515

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Objetivo: Produção de um Plano de Internacionalização de uma empresa nacional.

Trabalho apresentado pelo 3º Ano do Curso de Administração à Universidade Anhanguera – Uniderp, Centro de Educação a Distância, orientação do Tutor Presencial Marcelo Pereira.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________________

Universidade Anhanguera – Uniderp, Centro de Educação a Distância.

________________________________________________________

Universidade Anhanguera – Uniderp, Centro de Educação a Distância.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO

RESUMO

Este trabalho abordará os principais pontos a serem observados e seguidos durante um processo de internacionalização. Estes pontos serão tratados independentemente em cada etapa da ATPS e, ao final de todas as etapas, o grupo reunirá o material produzido e confeccionará o relatório final, que será o Plano de Internacionalização.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO

ABSTRACT

This paper will address the key points to be observed and followed during a process of internationalization. These points are treated independently at each step of ATPS and at the end of every stage, the group will gather the material produced and confeccionará the final report, which will be the Internationalization Plan.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO

SUMÁRIO

1. Introdução ......................................................................................................... pág. 07

2. Desenvolvimento ............................................................................................... pág. 15

3. Conclusão .......................................................................................................... pág. 19

4. Referencias Bibliográficas ............................................................................... pág. 21

INTRODUÇÃO

Nome da Empresa: Calçados Azaléia S/A.

Ramo de Atividade: Indústrias de Calçados.

Calçados Azaléia e a maior empresa de calçados da República Federativa do Brasil. O design e o conforto dos calçados Azaléia você e as consumidoras de mais de 70 países, já conhecem. A filosofia da Calçados Azaléia reflete não apenas a postura de sua administração, mas está presente na forma como a companhia trata seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e governo.

A empresa igualmente está se evidenciando pela agressiva política de internacionalização dos seus calçados. Por isto, a Calçados Azaléia S/A foi indicada pelo setor a receber o troféu Destaque Exportação INSERÇÃO INTERNACIONAL.

A companhia produz anualmente 45 milhões de pares, obtendo um faturamento bruto de R$ 650 milhões e gerando 14.000 empregos diretos e 3,500 indiretos. Nos últimos anos, tem realizado uma série de ações para colocar a marca Azaléia em diversos países.

O sucesso do empreendimento resultou na instalação de escritórios comerciais nos Estados Unidos, Peru, Chile e República Checa e está em negociações com os Emirados Árabes e México. Hoje, o grupo Azaléia exporta 20% do total fabricado. A vulcabras Azaleia 3 mil pontos espalhados por 30 países. E opções não faltam. Mais de 1.000 modelos são desenvolvidos por ano nas 4 unidades de criação de produtos. Qualidade garantida na produção e também na hora de fechar negócio. A Vulcabras|azaleia tem uma das maiores equipes de vendas do Brasil. São 300 vendedores que contam com um apoio de peso: hoje, o grupo é um dos principais expositores nas 2 maiores feiras de calçados da América Latina, a Couromoda e a Francal. Além disso, o grupo também é o maior anunciante do setor de calçados e artigos esportivos do Brasil. A Vulcabras|azaleia tem em seu portfólio marcas líderes e conhecidas nacionalmente: Olympikus, Azaleia, Dijean, Reebok e Botas Vulcabras. E ainda conta com o maior centro de tecnologia do continente, localizado em Parobé (RS). Nele, a empresa realiza importantes investimentos para o desenvolvimento de produtos e engenharia de processos. São 1,5 mil colaboradores dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de calçados inovadores, conferindo à empresa capacidade para competir globalmente. Com as pesquisas feitas vimos que o produto atinge o padrão de qualidade para ser lançado internacionalmente e que não são necessárias modificações neste produto pois ele já atinge o mercado global.

A Vulcabrás/Azaleia possui, atualmente, 26 fábricas no Brasil e uma na Argentina. Segundo Cardoso, a deterioração do câmbio já apresenta reflexos concretos na balança comercial da companhia. Antes da alta do dólar, uma parcela razoável do mercado argentino era atendida pelas exportações a partir do Brasil. Agora, 70% das vendas argentinas são supridas pela unidade instalada no país vizinho.

A situação cambial e a força do mercado interno fizeram com que a fatia das exportações sobre a receita bruta recuasse meio ponto percentual no acumulado de nove meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com