TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Relatório de pesquisa: GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.730 Palavras (15 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 15

N2 GESTÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

É necessária uma avaliação

Na literatura a respeito da internacionalização de empresas há cinco teorias clássicas; entre elas:

§ Teoria do poder de mercado

§ Teoria do ciclo de vida do produto e investimento internacional

§ Teoria dos custos de transação

§ O paradigma eclético da produção internacional (modelo OLI).

§ O modelo de Uppsala

Dunning (1980) esclarece que o Paradigma Eclético da Produção Internacional (Modelo OLI) é o processo de internacionalização das empresas a partir do estabelecimento de unidades de produção no exterior. No conteúdo estudado há esclarecimentos no que se refere à objetivos, argumentos principais, aspectos relevantes e destino de cada uma das teorias, estruture uma explicação a respeito do Paradigma Eclético da Produção Internacional (Modelo OLI) apresentado por Dunning (1980) no contexto da processo de internacinalização de empresas.

Orientações:

1. Máximo de 10 linhas, fonte Arial 12. Não serão consideradas as linhas após este limite.

2. Estruture seu texto a partir das explicações conceituais pertinente ao conteúdo da disciplina presentes no enunciando da questão.

Resposta Selecionada: O Paradigma Eclético da Produção Internacional é quando empresas multinacionais instalam filiais ou até mesmo centros de produções em outros países quando nestes não é possivél encontrar os produtos os serviços que ela procura nessa região, sendo mais fácil assim instalar uma fábrica ou uma central de serviços na região onde a empresa quer entrar. Pois sairia mais caro importar esses produtos da sua matriz, além de muitas vezes inviável e que talvez não atingirria o mercado como esperado. Assim como uma forma de padronizar os serviços e até mesmo por uma economia torna-se mais viavél a instalação de uma filial; dessa maneira a empresa consegue atingir o mesmo padrão de qualidade além de poder utilizar os insumos e as caracteriscas do mercado na qual está inserida.

Essa é uma técnica muito utilizada atualmente por diferentes empresas como forma de introdução em novos mercados.

Resposta Correta: [Nenhuma]

Feedback da resposta: [Sem Resposta]

• Pergunta 1

• Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

As informações a seguir tratam do processo de internacionalização da Empresa Marcopolo.

É uma empresa gaúcha, fabricante de ônibus e carrocerias, presente hoje em nove países. Fechou o ano de 2007 com receita líquida de R$2,12 bilhões, expansão de 21,6% sobre 2006 e com produção internacional de 17.890 unidades. A direção da empresa comunicou à imprensa em fevereiro de 2008 uma mudança de estratégia, guiada pela "diminuição das exportações de kits para a montagem das unidades fora do Brasil que passam a buscar em seus mercados locais peças e partes para os veículos, iniciando um processo de global-sourcing”. Esse fato representou a busca pela nacionalização da produção nos países em que a Marcopolo já atua.

Partindo desse texto, é correto afirmar que:

Resposta Selecionada: c.

A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.

Resposta Correta: c.

A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.

Feedback da resposta: Correta: A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.

Incorreta: A contratação de fornecedores é uma forma de reduzir a distância psíquica que envolve as atividades no exterior. – não se refere à situação apresentada

Incorreta: A busca por fornecedores locais é uma maneira de padronizar a produção, dificultando o controle da operação. – não se refere à situação apresentada.

Incorreta: A subcontratação é muito comum em transações que envolvem ativos muito específicos de alto valor agregado. - não se refere à situação apresentada

Incorreta: Os fornecedores locais reduzem a racionalidade limitada das empresas.- não se refere à situação apresentada.

• Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Um aumento das exportações maior do que o das importações é condição essencial para que uma trajetória de crescimento não esbarre em um “teto” dado pelo desequilíbrio do balanço de pagamentos. Nesse sentido, a importância das exportações está no fato de ser o único componente dos gastos autônomos que gera divisas em moeda forte, necessárias para atender às exigências de importação e essenciais para dar continuidade à trajetória de crescimento.

Na prática, todos os países – com exceção dos EUA – são export-led, no sentido de que necessitam gerar divisas para arcar com o pagamento das suas importações e de seus débitos externos. Entretanto, há um outro sentido para o termo export-led como um componente de demanda agregada, capaz de liderar a trajetória de crescimento da economia. Em um primeiro momento, a instalação de uma unidade produtiva de uma empresa no exterior poder reduzir as exportações da matriz, não impede que haja um aumento das exportações a médio e longo prazos.

No comércio internacional uma das categorias que mais tem crescido é o comércio intrafirma. Isso aumenta o potencial de expansão das exportações do país de origem. Há que se considerar também o recebimento de lucros e dividendos em moeda estrangeira por parte das filiais das multinacionais brasileiras. Vale destacar que a internacionalização também viabiliza a entrada das empresas em setores que não podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com