TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEstão Empresarial

Trabalho Escolar: GEstão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Alexandre Becker Nunes

1) O que é um Sistema de Gestão Ambiental? Ele pode ser adotado por qualquer empresa?

Conforme definido no trabalho, um sistema de gestão ambiental consiste em uma parte do sistema de gestão de uma organização voltada para desenvolver e implementar sua Política Ambiental gerenciando seus aspectos ambientais. Deve ser bem estruturado e integrado com os objetivos da organização, devendo ter comprometimento de todos os níveis e funções das organizações.

O desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental pode ser utilizado em outras empresas, devendo ser adaptado as necessidades de cada uma, visando organizar e avaliar os aspectos ambientais que rodeiam a empresa, bem como a estrutura física e de pessoal que será necessária ao sistema.

2) Qual é a Política Ambiental da Natura Cosméticos S/A?

A Política Ambiental adotada pela Natura apresenta importantes compromissos que empresas deste porte devem possuir em relação ao meio ambiente.

Esta política faz parte da estrutura organizacional e também do planejamento estratégico, levando em consideração que os seus produtos incluem como matérias-primas recursos naturais, a empresa assume a responsabilidade de gerenciar o impacto de seus processos no meio ambiente, bem como, os riscos, capacitando ainda colaboradores e auditoria, promovendo ainda a educação ambiental como uma das diretrizes de sua política de meio ambiente e a busca pela eco eficiência de sua cadeia de valor. Visa minimizar impactos ambientais, minimizando falhas e melhorando os processos através do monitoramento e a comunicação entre as partes envolvidas neste processos.

3) Para que serve a Matriz para Análise Qualitativa de Risco dos Perigos Identificados? Quais a empresa Natura identificou em seus processos?

Serve para priorizar os riscos de acordo com os seus efeitos potenciais nos objetivos do projeto, esta análise permite determinar a importância e os efeitos que cada risco estudado possa trazer, bem como, um plano de ação para remediar ou evitar o mesmo.

A empresa Natura definiu que deveriam ser considerados apenas os riscos considerados críticos, desta maneira, foram considerados críticos a utilização de embalagens de alumínio (Constante extração de minério) e as atividades administrativas (Utilização de água). Foi identificado ainda como risco Sério a produção de Resíduos (Geração de Resíduos).

4) Para gerenciamento de alguns processos a empresa Natura, utilizou-se de um Plano de Ação. Em sua opinião, a empresa empregou a ferramenta de forma correta? Por quê?

Avaliando o plano de ação e os riscos a serem tratados, as providências tomadas pela empresa foram corretas, reduzindo tanto a utilização de minério nas embalagens como o reaproveitamento da água diminuindo o desperdício destes recursos naturais.

5) A tendência mundial é que investidores procurem investir seus recursos em empresas que sejam sustentáveis, socialmente responsáveis e rentáveis. Com isso, a BOVESPA criou, em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para que o desenvolvimento econômico do país esteja ligado com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com