TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 10

GLOBALIZAÇÃO

  1. INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Análise de Cenários Econômicos e Mundo dos Negócios, realizamos este trabalho que aborda o tema sobre globalização.

O mundo atualmente encontra-se em constantes mudanças, a globalização aproxima as pessoas, culturas e mercadorias, a globalização veio também para contribuir com o aumento da qualidade de vida, o acesso rápido a novas tecnologias, como novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos, o processo de globalização está diretamente ligado ao capitalismo, visando o aumento do consumo.

Hoje as empresas se encontram em um mercado bastante competitivo e enfrentam dificuldades e desafios tanto no seu segmento quanto fora dele. O grande desafio é sobreviver em um mundo cada dia mais competitivo e globalizado, com novidades tecnológicas brotando a cada segundo para facilitar e modernizar processos.

A globalização reorganizou a sociedade, modificou as relações de trabalho e melhorou a produtividade.

  1. VICTÓRIA COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES

A Victória Comércio de Produtos Hospitalares foi fundada em 1994, no bairro Jardim Botânica em Porto Alegre mudando-se logo em seguida para o bairro São Geraldo na mesma cidade, onde está instalada até hoje.

Inicialmente a empresa contava com apenas poucos funcionários responsáveis por todas as funções operacionais. Mais tarde este quadro começou a ser ampliado. Evoluindo com o mercado, a Victória apostou em televendas e suporte de vendas externo, sendo necessário implantar ações para assegurar o seu crescimento.

A Victória distribui medicamentos e materiais hospitalares a hospitais, clínicas e órgãos públicos situados nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e mantém ao longo da sua trajetória uma relação de fidelização com os seus clientes utilizando a estratégia de bom atendimento, velocidade de entrega, serviços agregados ao produto e um preço adequado.

Fornecedora de medicamentos para hospitais e órgãos públicos das três esferas de governo, a Victória demonstra muito cuidado com requisitos legais e idoneidade, mantendo sua documentação sempre de acordo com o exigido em licitações. Evidência maior desta importância é o fato de a empresa ter constituído um processo (LIC) para este tipo de venda. Sempre atenta ao seu mercado de atuação, a empresa busca constantemente o fortalecimento da relação com seus fornecedores, todos os laboratórios de ponta, focados em pesquisa e desenvolvimento, o que se traduz em um portfólio de produtos de referência e de grande importância a saúde. O relacionamento com estes fornecedores, que são na maior parte das vezes tratados como clientes é reforçado pela prestação de serviços, auxílio junto aos clientes e fidelidade fornecidos pela Victória.

            Comprometida com a melhoria contínua, a empresa implantou um sistema integrado de informática, o Score, que possibilitou o aperfeiçoamento dos processos, maior agilidade e controle das informações e a melhor inter-relação das áreas da empresa e também pensando em qualidade desde 2007 está certificada pelo ISO 9001.

É uma empresa de porte médio, com uma linha pequena de produtos, tecnologia rotineira e com metas baseadas em produtividade. Além disso, tanto os pontos fortes quanto os fracos se mostram bem evidentes.

  1. Vantagens:

Possibilita economias de escala dentro do departamento funcionais, quer inovar implantando sistema para melhoria e capacita o desenvolvimento de habilidades.

  1. Desvantagens:

As decisões se acumulam nos níveis mais elevados, sobrecarregando a direção e levando à  uma má coordenação entre os demais setores resulta em pouca confiança na tomada de decisões de seus líderes e não tem abertura para aceitar novas ideias, acaba tendo uma visão pequena das metas organizacionais.

 

  1. IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO
  1. Pontos Positivos:

- Facilitação da comunicabilidade – acesso democrático e facilitado a computadores, aparelhos celulares e tecnologias domésticas;

- Aumento da capacidade de distribuição de produtos, possibilitando a sustentabilidade;

- Negociações e acertos financeiros independentes do fator “presencial” – relações comerciais virtuais;

- Inovação em melhorias de Sistema e Gestão de Qualidade com o ISSO;

- Aumento da qualificação técnica e profissional;

- Desenvolvimento de habilidades profissional

 

  1. Pontos Negativos:

- Tomada de decisões na maioria das vezes depende somente da direção;

- Pouca confiança na tomada de decisões de seus líderes;

- Aumento da informalidade;

- Falta de abertura para novas idéias;

- Pouca comunicação entre setores;

-Visão pequena das metas organizacionais.

  1. AÇÕES DE MELHORIAS

As possíveis ações de adaptação em relação aos impactos negativos apresentados na empresa Vitória Comércio de Produtos Hospitalares podem ocorrer quando houver a percepção de que todas as desvantagens trazidas pela globalização são devidas à hierarquização da empresa, que centra o processo de tomada de decisões nos níveis mais altos da organização, e à falta de comunicação interna (tornada desnecessária pela centralização da tomada de decisões).

A solução para tais problemas estaria necessariamente no estabelecimento de um sistema de comunicação interno mais democrático e que levasse em conta todos os setores de hierarquia. A abertura de um canal de comunicação entre setores, como um jornal ou uma folha de notícias, ou a instalação de quadros de avisos, comunicações e eventos, seria um bom primeiro passo nessa direção, talvez seguido de cursos e workshops que tivessem o objetivo de colocar os diversos setores em contato. A confiança nos líderes seria um ponto problemático a ser resolvido, já que na maioria das situações a confiança tem que ser conquistada - mas com um sistema mais sólido de comunicação interna e uma conseqüente visão mais clara dos objetivos e metas da empresa, os pontos positivos e a coerência das ações dos líderes poderiam ser percebidos de forma mais clara pelos setores, possibilitando destacar os pontos positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com