TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia

Seminário: Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Geologia é a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. Ela permite a pesquisa e análise fósseis, minerais e a topografia dos terrenos. Faz parte de suas preocupações evitar os danos de impacto ambiental e analisar o terreno antes da realização de grandes obras.

Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio ele como elemento de construção, como por exemplo, as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dele.

Os solos tem sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre. Esta decomposição ocorre devido a agentes físicos e químicos chamados de agentes de intemperismo. Existem também os agentes erosivos que se diferem do primeiro por serem capazes de transportar o material desagregado. De um modo geral o principal agente erosivo é a água que atua na forma de chuva, rio, lagos, oceanos e geleiras.

Para conhecer o subsolo, os engenheiros civis e geólogos fazem uma investigação da natureza e situação (composição, propriedades, disposição, estruturas, etc.) dos terrenos sobre os quais serão construídas as obras. Cabendo ao Engenheiro civil projetar e construir todas as obras usando os levantamentos geológicos e solicitando, quando necessário, novos dados. Como na prática, essas tarefas não são bem delimitadas, faz-se necessário que os engenheiros também tenham um pouco de pratica e entendimento do assunto.

Uberaba fica localizado em Minas Gerais e há apenas duas rochas principais que geram duas formações geológicas importantes. Basalto forma Serra Geral e Arenito Formação Uberaba, sendo que a segunda só ocorre nesta região. Nas imagens abaixo podemos notar essas formações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com