TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia

Monografias: Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  3.601 Visualizações

Página 1 de 4

Geologia

Diferencie Fatores e Processos de formação de solos.

Fatores de formação do solo são as transformações nos materiais minerais e orgânicos, durante os processos de formação de solos, já os processos de formação são aqueles que os solos sofrem ao longo dos anos como adição, remoção, transformação e translocação.

Materiais de origem iguais podem formar solos diferentes? Por que?

Sim. Porque dependendo da forma de ação dos fatores deformação dos solos, como o intemperismo, solos com materiais de origem iguais podem formar solos diferentes.

É possível a existência de solo jovem em condições de clima tropical e tempo de exposição longo? Justifique.

Sim. Quando a pedogênese é pouco intensa, isto ocorre em solos de relevo plano, clima frio ou seco; ou que a taxa de erosão foi maior que a taxa de pedogênese (relevo acidentado), formando um solo pouco espesso, podendo apresentar minerais ainda passíveis de intemperização. Característico em solos de encosta de morros.

Em condições tropicais e material de origem similar, onde se esperam solos mais profundos, relevo plano ou acidentado? Se o material de origem for diferente, qual solo será mais profundo, sobre quartzito ou basalto? Explique.

Em solos com o relevo plano é comum a sua profundidade ser maior. Basalto, pois esta rocha origina solos mais argilosos e de difícil processo erosivo; portanto o solo de basalto apresentará uma profundidade superior quando comparado com os solos originados a partir do quartzito.

O que é um solo jovem? Quais são as possíveis razões para um solo ser jovem?

Solo jovem significa que a pedogênese foi pouco intensa. Um solo é jovem devido as condições de relevo (plano, clima frio ou seco), ou a taxa de erosão foi maior que a taxa de pedogênese (relevo acidentado), formando um solo pouco espesso, podendo apresentar minerais ainda passíveis de intemperização.

. Diferencie fatores ativos e passivos de formação de solos

Dentre os fatores de formação do solo, o material de origem e o tempo são

considerados fatores passivos, clima e organismos são fatores ativos, e o relevo é

fator controlador. Fator passivo de formação do solo é aquele que não adiciona e

não exporta material, nem gera energia que possa acelerar os processos de

intemperismo e pedogênese.Aos fatores ativos, se atribue o provimento de energia e compostos químicos que promovem os processos de formação do solo.

Materiais de origem diferentes podem formar solos iguais? Por quê?

Materiais de origem diferentes darão origem a solos diferentes, e mesmo material de origem pode dar origem a solos iguais ou a solos diferentes, de acordo com os outros fatores de formação de solos. O material de origem assume uma grande importância,

O que é um solo velho?

O Latossolo, é um solo profundo, maturo, velho, muito intemperizado. Se o Latossolo atinge o estágio máximo de intemperização nele pode manifesta-se o caráter ácrico.

Quais são os componentes do clima, importantes na pedogênese?

Água, temperatura, vento, etc. As variáveis climáticas mais importantes são a temperatura e a precipitação.

Caracterize a ação controladora do relevo sobre a pedogênese.

O relevo influencia nos caminhos de drenagem da água e no clima. Pode deixar o solo protegido de processos erosivos, como águas e ventos, assim como pode determinar microclimas. Geralmente, numa mesma vertente, há diversos tipos de solos associados entre si por transportes internos de matéria.

O que é lixiviação? Como ela se diferencia da erosão?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com