TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria

Resenha: Geometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

A geometria analítica, também chamada de geometria de coordenadas e geometria cartesiana, é o estudo da geometria por meio de um sistema de coordenadas e dos princípios da álgebra e da análise, ela contrasta com a abordagem sintética da geometria euclidiana, em que certas noções geométricas são consideradas primitivas, e é utilizado o raciocínio dedutivo a partir de axiomas e teoremas para obter proposições verdadeiras.

O conceito de derivada de uma função é bastante complexo, onde o atual conceito de função que hoje pode parecer simples, é resultado de uma lenta e longa evolução histórica iniciada na Antiguidade, quando, por exemplo, os matemáticos Babilônios utilizaram tabelas de quadrados, raízes quadradas e cúbicas. Nesta época o conceito de função não estava claramente definido: as relações entre as variáveis surgiam de forma implícita e eram descritas verbalmente ou por um gráfico.

Os estudos relacionados á geometria analítica datam de inicio do século XVII, ao relacionar a álgebra com a geometria, criou princípios matemáticos capazes de analisar por métodos geométricos as propriedades do ponto, reta e circunferência, determinando distancia entre eles, localização e pontos de coordenadas.

Em geral, o sistema de coordenadas cartesianas é usado para manipular equações para planos, retas, curvas e círculos, geralmente em duas dimensões, mas por vezes também em três ou mais dimensões. A geometria analítica ensinada nos livros escolares pode ser explicada de uma forma mais simples: ela diz respeito a definição e representação de formas geométricas de modo numérico e a extração de informação numérica dessa representação.

Após todo um aperfeiçoamento, digamos assim, hoje a derivada desempenha papeis importantes e é utilizada em diversas áreas, como exemplo: Física, química, engenharia, tecnologia, Ciência e etc. Sem duvidas, é importante lembrar-se de René Descartes, que através de seu método Plano Cartesiano, onde é baseado em dois eixos perpendiculares, sendo o horizontal chamado de eixo das abscissas e o vertical de eixo das ordenadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com