TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Casos: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 2

"Depois da estabilização essas tendências se acentuaram de forma dramática. As medidas liberalizantes de política comercial, que pareciam surtir pouco efeito antes do Real, subitamente pareciam muito mais potentes do que jamais se poderia esperar. O grau de abertura da economia se multiplica por quatro ao longo dos anos 1990, e o investimento direto estrangeiro no período 1995-2000 acumula mais de US$ 100 bilhões, ou seja, mais que o dobro do que estoque existente em 1995. A integração internacional da economia brasileira avançou mais nesta década do que em qualquer outra neste século. Sem dúvida o papel da política comercial foi relevante, mas tem sido largamente exagerado mesmo quando se leva em conta os efeitos do Mercosul.

O processo de integração internacional da economia brasileira foi e continua sendo predominantemente espontâneo, pois tem como base as empresas estrangeiras aqui localizadas, que têm no seu “DNA” os códigos genéticos da globalização. Outras nações, como Portugal, Espanha e México tiveram enormes vantagens em engajar-se em acordos de integração que potencializaram imensamente os impulsos espontâneos de integração advindos de oportunidades comerciais e de estratégias de multinacionais localizadas nestas regiões. Seguramente o Brasil poderá também beneficiar-se de acordos de integração em diferentes direções, nisto diferenciando-se destes países, que tinham apenas um “bloco comercial” para se integrar. São maiores as opções de que dispõe o Brasil; talvez por isso mesmo não exista nenhuma estratégia muito clara sobre o que é melhor para nós nesse domínio."

(Fonte: <http://www.econ.puc-rio.br/gfranco/A152.htm>)

Assinale a alternativa correta quanto os tipos de integração econômica:

A Zona de Livre Comércio existe quando são abolidas as restrições tarifárias e não tarifárias entre os países, mas cada um mantém suas próprias políticas comerciais.

Justifique sua resposta:

B Na União Aduaneira não apenas restrições quanto ao fluxo de mercadorias são eliminadas entre os países membros, mas também as discriminações contra o fluxo de fatores produtivos.

Justifique sua resposta:

C Mercado Comum vai além da zona de Livre Comércio, pois estabelece restrições somente quanto ao fluxo de mercadorias.

Justifique sua resposta:

D União Aduaneira significa unificação completa das políticas econômicas dos países membros, com instalação de uma autoridade econômica supranacional.

Justifique sua resposta:

E Mercado Comum associa à suspensão das restrições sobre os fluxos de mercadoria e fatores produtivos entre países e certa harmonização de políticas econômicas nacionais.

Justifique sua resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com