TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica

Artigo: Geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 5

5 – Indonésia:

A Indonésia, desde 1860, foi de domínio francês. Formada por Laos, Camboja e Vietnã, com o nome de União Indochinesa. Durante a Segunda Guerra foi ocupada pelos japoneses, sendo fundada a Liga Revolucionária Vietminh para libertação do Vietnã. Após a derrota frente aos aliados em 1945 sofrida pelos japoneses, Ho Chi-minh proclamou a independência do Vietnã. Em 1954, os franceses foram totalmente derrotados na Batalha de Diem Dienphu, ao mesmo tempo em que a opinião pública francesa pressionava o governo pela saída do Vietnã.

O país possui 17.508 ilhas das quais cerca de 6000 são habitadas. As principais são Java, Samatra, Bornéu (compartilhada com a Malásia e Brunei), Nova Guiné (compartilhada com a Papua-Nova Guiné) e Celebes. A Indonésia tem fronteiras terrestres apenas com a Malásia (na ilha de Bornéu), Papua-Nova Guiné (na Nova Guiné) e Timor-Leste, na ilha de Timor. Além disso, apenas alguns estreitos separam a Indonésia de Singapura, Filipinas e Austrália. A capital, Jacarta, está localizada na ilha de Java e é a maior cidade do país, seguida de Bandung, Surabaya, Medan e Semarang.

Fig. 1 – Localização do território Indonésio no globo terrestre.

A Indonésia é dividida pelos geólogos da seguinte forma:

- Grandes Ilhas de Sonda – Java, Sumatra, Célebres (ou Sulawesi) e Bornéu (a maior parte da ilha pertence à Indonésia).

- Pequenas Ilhas de Sonda – pequenas ilhas que se estendem por 1100 km, de Bali até a parte oeste do Timor.

- Molucas – são as ilhas entre a ilha Célebes e Nova Guiné, nos dois lados do Equador.

A região oeste do arquipélago é formada por ilhas repletas de densas florestas tropicais, com um ecossistema parecido com o do Sudeste Asiático. Já na região leste do arquipélago, as ilhas têm um ecossistema mais parecido com os países da Oceania.

As cadeias montanhosas, assim como os vulcões são comuns a ambos os ambientes. Muitos dos vulcões estão ativos. Na costa de algumas ilhas os manguezais predominam. Entre a costa e a selva tropical são encontradas em algumas ilhas as marismas, ecossistemas de plantas herbáceas que nascem e vivem na água. Uma marisma é diferente de um pântano pelo fato de que na marisma não são encontradas as árvores, comuns nos pântanos.

O principal líder no processo de independência da Indonésia foi Ahmed Sukarno, e foi reconhecido como governante no ano de 1949. Foi instaurado por ele um sistema autoritário de governo, a “democracia dirigida”, promovendo uma aproximação com a China comunista em meio ao conflito sino-soviético. Em 1965, através de um golpe militar o general Suharto tomou o poder sobre o pretexto de evitar a “penetração comunista”, mantendo Sukarno nominalmente no governo. Em 1967 assumiu oficialmente a chefia, até sua morte em 1970.

Aproveitando a retirada de Portugal em 1975, as tropas de Suharto invadiram o Timor Leste, transformando a região em uma nova província da Indonésia. Nem mesmo uma condenação da ONU deu fim à ocupação, enfrentando com violência e causando milhares de mortos. De caráter agressivo, militarista e essencialmente corrupto, a ditadura de Suharto promoveu a repressão e a opressão da população.

Por outro lado, o governo de Suharto abandonou a política nacionalista de seu antecessor, integrando-se à economia capitalista globalizada, entregando, por exemplo, as companhias petrolíferas a corporações internacionais. Suharto continuou no comando político da Indonésia, reelegendo-se desde 1993, em meio a atração de investimentos estrangeiro e em busca de crescimento econômico.

O governo francês convocou então a Conferência de Genebra, a fim de negociar a paz e reconhecer a independência do Vietnã, Camboja e Laos. Contou com a participação de grandes potências, como os Estados Unidos, União Soviética e China, decidiu-se que o Vietnã seria dividido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul até as eleições de 1956. O governo do Norte caberia a Ho Chi-minh e a capital seria Hanói, enquanto o Sul seria governado por B-Daí e a capital seria Saigon.

Ho Chi-minh obteve apoio dos vietcongs, que eram os guerrilheiros do sul, na unificação nacional. Em meio à polarização do período da Guerra Fria e diante da possibilidade de vitória de Ho Chi-minh nas eleições gerais, o presidente norte-americano Dwight Eisenhower deu respaldo ao governo de Ngo Dinh Dien, sucessor de Ba-Daí, que se transformou em ditador no Vietnã do Sul. Iniciou-se então uma luta que duraria mais de quinze

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com