TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estrategico De Custos

Artigo: Gerenciamento Estrategico De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS – Atividade Prática Supervisionadas do quinto semestre sobre Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera Educacional a Distância, sob orientação da Professora Rachel Niza, como requisito à obtenção de nota parcial para atingir média no bimestre.

. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre a Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras que é de suma importância na tomada de decisão gerencial. A interpretação dos indicadores resultantes mostrará aos credores e investidores os caminhos a serem seguidos.

A análise das demonstrações financeiras é como se fosse o exame de laboratório da saúde econômica, financeira e patrimonial da sociedade, onde apresenta um diagnóstico bem estruturado da situação do patrimônio.

O Balanço Patrimonial é o mais importante indicador contábil de uma empresa. Por meio de duas técnicas que são a análise vertical e análise horizontal, é possível comparar os resultados obtidos anteriormente, para que se possa fazer uma análise sobre a progressão ou declínio financeiro de uma organização, ou seja, estas análises auxiliam no momento da avaliação da estrutura das demonstrações financeiras do Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE).

Através deste trabalho será possível compreender a necessidade e a função dos índices econômicos e financeiros e obter uma visão mais transparente de uma empresa. Demonstraremos como se utiliza o método DUPONT e o termômetro de insolvência para elaboração de projetos de viabilidade econômica para as empresas, bem como prever possíveis falências ou tendências das empresas, assimilando os conceitos básicos da preparação do fluxo de caixa e as tendências gerenciais do demonstrativo.

2. ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

A demonstração do resultado do exercício de uma empresa pode ser analisada utilizando diversas técnicas, sendo uma delas a análise vertical e análise horizontal. Os dados apresentados por meio dessas análises auxiliam nas tomadas de decisões de maneira estratégica e são apresentados em forma de porcentagem. A base dessas análises é a comparação entre períodos.

A Análise Vertical esclarece em forma de porcentagem, a evolução do Balanço Patrimonial e DRE durante um período pré-determinado, onde o objetivo é comparar os dados.

A Análise Horizontal apresenta com dados percentuais as contas do ativo e do passivo e tem como objetivo checar se houve lucro ou prejuízo no período analisado.

Aconselha-se sempre a utilização em conjunto dessas duas análises, pois ambas se completam. Identificando, conceituando e interpretando as variações apuradas na elaboração é possível fazer uma análise sobre a progressão ou declínio financeiro da empresa.

Abaixo serão efetuados os cálculos da análise vertical e análise horizontal dos demonstrativos financeiros da empresa ROMI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com