TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de destino em termos de organização

Ensaio: Gerenciamento de destino em termos de organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Ensaio  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

Assunto Questão Pergunta Justificativa da pergunta

Planejamento 1 Como a administração planeja o rumo da organização? Com atual desenvolvimento acelerado da cidade, verificar se os administradores conseguem desfocar da rotina operacional para focar no planejamento da organização?

2 A organização tem objetivos? Quais são eles? Quem os define? Verificar se adotam abordagem tradicional centralizada ou a abordagem descentralizada, mais utilizada atualmente.

3 A organização define planos de ação para determinadas situações, rumos ou atingir objetivos? Verificar se há aplicação de forma formal em documentos, definindo se trata-se de plano estratégico, tático ou operacional e descrevendo como recursos serão aplicados e atividades a serem executadas.

4 A organização realiza análise estratégica do ambiente organizacional? De que forma? Avaliar se a organização analisa as tendências do seu ambiente externo de acordo com item 5.5.1, analisam suas competências e recursos disponíveis item 5.5.2, realizando análise SWOT e identificando opções estratégicas a explorar.

5 A organização investe em marketing? De que maneira? Verificar de acordo com item 5.8.2 se a organização aposta por meio do marketing no desenvolvimento dos seus produtos, e se usa o mesmo para atingir objetivos.

Organização 6 Existe uma estrutura organizacional definida? Avaliar qual estrutura a organização se enquadra de acordo com itens 6.4.1, 6.4.2, 6.4.3 e 6.4.4.

7 Existe divisão, integração e coordenação das atividades e recursos? Verificar de acordo com item 6.1.2 como a empresa esta preparada para dividir, integrar e coordenar as atividades e recursos organizacionais, com posterior análise dos itens 6.2.1, 6.2.2, 6.2.3, 6.2.4, 6.2.5 e 6.2.6.

8direção? Como é exercido o poder dentro da organização, com base na estrutura organizacional vigente? Avaliar maneira que o poder é exercido de acordo com itens 6.3.1, 6.3.2 e 6.3.3.

9 Como é a rotina da organização, levando em consideração o dinamismo ambiental? Existe resistência as mudanças? Colaboradores possuem certa autonomia? Avaliar de acordo item 6.5 modelo organizacional se mecanicista ou orgânico.

10

Direção 11 Como a direção trata a relação entre trabalhadores, administradores e organização? Existe política de motivação? Avaliar de acordo com item 7.4 como a direção trata seu pessoal, se há política para conciliar objetivos pessoais com os da organização.

12 Qual visão da direção em relação a seus funcionários? Avaliar visão da empresa em relação a seus funcionários comparando teoria x e y.

13 Há analise pessoal de cada funcionário para entender suas individualidades? Verificar se há analise pessoal de acordo com itens 7.2.1, 7.2.2, 7.2.3 e 7.2.4.

14 Há formação de grupos pré-definidos para determinados objetivos ou há grupos formados casuais? Analisar de acordo com item 7.3.1 e 7.3.2 se há formação de grupos na empresa, se os mesmos são analisados individualmente para formação do grupo, ou nascem da união casual de relações pessoais.

15 Como é exercida a liderança na organização? Como conduzem os colaboradores? Analisar de acordo com item 7.5.4 o modo de liderar, se há teoria ou treinamento para orientar os executivos, citando de acordo com item 7.5.5.

Controle 16 De que forma a organização acompanha o desenvolvimento do seu planejamento? De que forma é exercido o controle para verificar se as atividades estão de acordo com o planejado? Avaliar se a organização controla suas atividades para atingir seus objetivos, se estão ciente da importância da função controle conforme item 8.1.1 e 8.1.2.

17 Considerando os diferentes níveis organizacionais, (estratégico, tático e operacional) como a organização controla cada item independentemente? Avaliar conforme item 8.1.4 se a organização distingue os níveis para controle individualmente.

18 Controle preventivo, simultâneo e posterior, como a organização aplica estes três tipos respectivamente? Avaliar se o controle esta sendo aplicado no momento certo a tempo de evitar problemas, corrigi-los ou realizar feed back, conforme itens 8.2.1, 8.2.2 e 8.2.3.

19 Controle pode ser conceituado como um processo, devido a série de etapas que visam assegurar que a organização alcance seus objetivos. A organização tem esta visão? De acordo com as etapas: Definição de parâmetros de desempenho, medição do desempenho real, comparação do desempenho com pré-estabelecidos e implementação de medidas corretivas. Avaliar de acordo com itens 8.3.1, 8.3.2, 8.3.3 e 8.3.4 se a organização aplica de forma correta o processo controle.

20

Administração de operações 21 A organização conta com gerente de operações para sincronizar a área de operações com as demais áreas funcionais?RH, financeiro, MKT, suprimentos. Verificar de acordo com itens 9.1.1,9.1.2 e 9.1.3 se a organização percebe a importância do gerente de operações aplicando suas atribuições para desenvolvimento eficiente e alinhando as operações com demais áreas.

22 As prioridades estratégicas da administração de operações podem ser mensuradas com alcance de 5 objetivos de desempenho: custo, qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade. A empresa foca em qual destes objetivos? Verificar de acordo com item 9.1.5 se a organização investe para desenvolver vantagens competitivas, oferecendo mais valor ao cliente.

23 De acordo com a questão anterior, como a organização realiza o processo para concretizar o(s) objetivo(s) estratégico(s) almejado(s)? Verificar de acordo com os itens 9.2, 9.2.1, 9.2.2, 9.2.3, 9.2.4 e 9.2.5 se a organização executa planejamento estratégico para o sistema de operações.

24 Como a organização realiza o controle da produção? Avaliar de acordo com item 9.3.2 se a organização apresenta controle de custos, compras, manutenção e qualidade, visando maximizar as necessidades dos clientes e a otimização da eficiência operacional do sistema.

25 Como a organização administra seu estoque? Avaliar de acordo com item 9.3.3 se a organização se enquadra em alguma técnica de administração de estoques. Lote econômico de compras (LEC), curva ABC, planejamento de necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com