TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Negócio Internacionais

Por:   •  8/4/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização -É um conjunto de transformações de ordem política e econômica mundial que consiste na maior integração entre os mercados produtores e consumidores de diversos países. A globalização implica a necessidade de que os países tenham políticas (internas) consistentes (tributárias/cambiais etc) para garantir a confiança do mercado financeiro internacional;A globalização implica a necessidade de que os países promovam avanços nas reformas domésticas (sociais, de infra-estrutura etc)

Teoria Clássica – Princípio das vantagens comparativas.Especialização e exportação de produtos onde o custo de oportunidade seja menor e importação dos produtos cujo custo de oportunidade seja maior. Esse principio tbm leva em conta as diferenças de produtividade.A teoria do comércio internacional indica que haverá maior disponibilidade de bens no mundo quanto maior for a especialização dos países conforme sua vantagem comparativa.

Teoria Neoclássica-Esta teoria diz que as vantagens comparativas entre os países são as diferentes dotações (abundância ou escassez) nos fatores de produção (terra, trabalho, capital). Ex: Custos de mão de obra e produção do Camboja, Bangladesh, China.Ciclo de vida do produto.Inovações tecnológicas surgidas nos países desenvolvidos, permitem o monopólio de produção e exportação de novos produtos. Com o passar do tempo, o que era novo se torna “padrão” e pode ser produzido em outros locais (como nos países em desenvolvimento);Nascimento : Vantagens comparativas estariam nos países desenvolvidos;- Maturidade: nos países em desenvolvimento.

Dumping - Consiste em vender no exterior por preço abaixo do custo de produção com o objetivo de destruir o concorrente e ficar dono do mercado, ou seja, é o uso de certas medidas para tornar o preço do produto importado menor no país de destino do que no de origem. O dumping pode ser resultado, por exemplo, da utilização pelos governos de leis fracas que permitam a destruição do meio ambiente para baratear a produção. Desta forma, o produtor pode diminuir o preço de seus produtos nos mercados externos e prejudicar as indústrias de outros países. Ex: A empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100 e o exporta para o Brasil por US$ 80.

Medidas compensatórias e direitos anti-dumping São as medidas que os governos podem tomar quando respectivamente, percebem que há a utilização injusta de subsídios ou prática de dumping por outros países. Essas medidas podem levar, por exemplo, ao aumento das tarifas alfandegárias do produto em questão.

Subsídios-É uma ajuda ao fabricante nacional de determinados bens para que ele possa realizar as exportações a preços menores e mais competitivos. São benefícios concedidos pelo governo a determinados setores por meio da transferência de recursos, isenção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com