TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Negocios Internacionais

Casos: Gestao De Negocios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  4.720 Palavras (19 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como foco principal a análise das características e do desempenho da indústria brasileira de couro em termos de consumo, produção, valor agregado, produtividade, investimento, emprego e esforço de inovação, bem como do comportamento e das tendências recentes e perspectivas do comércio externo brasileiro de couro, considerando a relevante participação do Brasil na produção mundial e nos fluxos comerciais internacionais do produto.

Etapa 1

Passo 01

A Couros Nobre foi fundada em 04 de setembro de 1986. A empresa se destaca pela excelência de seus produtos e serviços. Atualmente com produção média mensal superior a 60.000,00 m², atende o mercado externo com mais de 50% da sua venda, buscando a cada dia inovações para que o trabalho seja reconhecido mundialmente, e cada vez possa ser identificada como empresa parceira no atendimento das necessidades do cliente como único e personalizado.

O seu parque industrial conta com equipamentos modernos e atualizados, possibilitando assim acompanhamento das últimas tendências de mercado.

A equipe técnica sempre está atenta na busca constate das novidades, lançamentos, produtos e processos, tanto na área técnica como operacional, atualizando-se a cada momento nas matérias-primas e insumos da mais alta qualidade, com busca constante no aprimoramento, garantindo um produto diferenciado e de excelente aceitação no mercado.

A Couros Nobre produz e acaba diversos tipos de couro, produzindo uma linha completa de artigos para utilização na indústria de calçado, acessórios e artefatos de couro em geral.

Aliadas ao excelente trabalho, permanentes pesquisas conferem aos produtos qualidade inigualável, sendo possível encontrá-los nos melhores calçados e acessórios em todo o mundo.

Qualidade

Dentro do mais avançados conceitos de preservação ambiental, a Couros Nobre mantém um centro de pesquisas e tratamento de efluentes atendendo aos padrões mundialmente estabelecidos. Consciente de sua responsabilidade para com o meio ambiente, a empresa pesquisa incessantemente novas formas de racionalização na utilização de reservas naturais, incentiva e participa de projetos no controle ambiental. Além disso, se empenha em construir um planeta melhor. Para tanto, não utiliza mão-de-obra infantil em sua produção, ou faz uso de produtos que agridam o meio ambiente e o indivíduo.

A globalização da economia tornou necessária a implantação de uma estrutura capaz de atender aos mais exigentes mercados mundiais, atuando nestes, de forma objetiva e eficiente. Além disso, a empresa presta completa assessoria comercial e de marketing, marcando presença nas mais importantes feiras do setor coureiro, em todo o mundo, contando com representantes, agentes e associados nos cinco continentes, o que objetiva um contato estreito e permanente com seus clientes.

Com produção em média a 60 mil metros quadrados mensais, a Couros Nobre atende aos mais importantes mercados mundiais. Seu parque industrial conta com equipamentos modernos e atualizados, o que possibilita o acompanhamento das últimas tendências e produção de artigos de vanguarda.

A equipe técnica em constante acesso aos mais recentes lançamentos de produtos e processos técnicos e operacionais, a atualização e controle de matéria-prima da mais alta qualidade, e a busca de um constante aprimoramento, garantem um produto diferenciado e de excelente aceitação no mercado.

A indústria de couro participa de diferentes cadeias produtivas. Ela depende da pecuária de corte e dos frigoríficos, que fornecem sua principal matéria-prima. A indústria compõe-se especialmente dos curtumes, que fabricam seu produto final (couro), e fornece para diferentes indústrias, que utilizam o couro como um de seus insumos: calçados e artefatos, vestuário, móveis e automobilística.

Uma das características da indústria de couro é a natureza heterogênea de seu produto final, pois os frigoríficos/curtumes podem produzir e fornecer o couro em diferentes estágios de acabamento o couro salgado, o wet blue, o crust ou o couro acabado, O couro salgado é o produto mais simples, de menor valor agregado que resulta do processo inicial de salgamento do couro para permitir sua conservação, transporte e armazenamento. O couro wet blue deriva sua denominação de seu tom azulado e molhado, resultado de um primeiro banho de cromo, depois de ser despelado e passar pela remoção de graxas e gorduras. O couro crust é fruto do processo de secagem do couro, que o torna um produto semiacabado destinado ao processo de acabamento. O couro acabado, de superior valor agregado, deriva do último estágio da produção de couro e incorpora as características mais específicas exigidas pelo comprador, que pode utilizá-lo diretamente na produção dos mais diversos produtos finais.

Portanto, o couro ainda se mantém como principal insumo para a fabricação de inúmeros produtos, como os calçados, sendo crescente mente utilizado em um conjunto diversificado de outros produtos, como móveis e automóveis, carecendo, contudo, do desenvolvimento de formas mais limpas e eficientes de tratamento.

Principais elos da cadeia produtiva de couro

Outra característica da indústria mundial de couro é sua estrutura heterogênea, marcada pela coexistência de um elevado número de pequenos e médios curtumes que concentram sua atuação em seus respectivos países de origem, com um reduzido grupo de grandes curtumes que desenvolveram uma relevante inserção no comércio internacional, destinando parte significativa de sua produção ao mercado mundial. Ademais, alguns grandes frigoríficos verticalmente integrados têm se destacado na indústria de couro. Eles têm se dedicado ao processamento do couro além da carne, tornando-se não somente fornecedores de couro cru, mas também de couro wet blue, ou mesmo procedendo ao processamento do couro até o estágio final de acabamento.

Distribuição Mundial de Rebanho Bovino

Principais Países Produtores de Couro Bovino

Passo 2

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com