TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Internacional De Negocios

Artigos Científicos: Gestao Internacional De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 16

UNIDADE 7

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Leia a notícia a seguir sobre a Brasil Foods e responda a questão abaixo:

BRF vai construir fábrica no Oriente Médio – Fonte: Folha de São Paulo em 11/08/2011

Investimento inicial será de US$ 120 milhões; planta terá capacidade de produção de 80.000 toneladas ano e é a maior da companhia fora do Brasil

Após um ano tentando fechar uma aquisição no Oriente Médio, a Brasil Foods (BRF) anunciou, nesta quinta-feira (11/8), a construção de uma unidade industrial na região. A unidade é a maior da companhia fora do Brasil.“Não encontramos nada que se adequasse ao nosso perfil, por isso decidimos investir em uma unidade na região", afirmou José Antonio Fay, presidente da companhia, nesta quinta-feira(11/8), em coletiva com a imprensa.

Os investimentos iniciais previstos totalizam 120 milhões de dólares. A fábrica é a quarta da BRF fora do país e terá capacidade inicial de produção de 80.000 toneladas ano, com possibilidade de expansão. "Todos os investimentos serão feitos com recursos próprios e a produção deve se iniciar no final do próximo ano", disse Fay. A ideia é mandar matéria-prima daqui e processar com temperos característicos da região. Os produtos produzidos na região serão empanados, hambúrgueres, pizzas e marinados. Ainda sem local definido, a fábrica deve ser instalada dentro dos Emirados Árabes. Segundo a companhia, a construção da fábrica faz parte da estratégia de internacionalização da BRF.

A partir da leitura do texto, é possível afirmar que:

Resposta Selecionada: d.

O caso da BRF pode ser melhor explicado se considerarmos os pressupostos do modelo OLI. A empresa está em busca de vantagens de localização de mercados no Oriente Médio.

Resposta Correta: e.

O caso da BRF pode ser melhor explicado se considerarmos os pressupostos do modelo OLI. A empresa está em busca de vantagens de localização de mercados no Oriente Médio.

Feedback da resposta: Correta: O caso da BRF é melhor explicado se considerarmos os pressupostos teóricos do Modelo OLI. A empresa está em busca de vantagens de localização de mercados no Oriente Médio. O grifo identifica uma característica do modelo OLI.

Incorreta: A teoria definida como “Poder de Mercado” é a que melhor explica o caso dessa empresa já que a construção da unidade no exterior é uma forma de reduzir a distância psíquica entre os países.

Incorreta: A teoria definida como “Ciclo de Vida do Produto” deve ser considerada na análise desse caso, pois a empresa tem como objetivo a produção em países com baixos custos de produção, já na fase de maturidade de seus produtos. – A afirmação de baixos custos de produção não condiz com esta teoria que inclusive apresenta altos custos para a empresa na fase de desenvolvimento.

Incorreta: O caso da BRF pode ser melhor explicado a partir da teoria do Modelo de Uppsala. A empresa optou pela produção no Oriente Médio como forma de proteger a marca. – O argumento nesta alternativa não condiz com o Modelo de Uppsala, cuja principal característica se relaciona a aspectos organizacionais.

Incorreta: Teoria conhecida como “Custos de Transação” é a melhor abordagem para analisar esse caso. A empresa está em busca da padronização completa de seus produtos, estando na fase III do ciclo de vida dos produtos. – A padronização pertence à Teoria do Ciclo de vida dos produtos e não à dos custos de transação.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O parágrafo a seguir define uma teoria de internacionalização muito abordada na literatura.

“Nesse modelo, as empresas definem seu processo de internacionalização a partir de variáveis como conhecimento do mercado e comprometimento com o mercado. O conhecimento de mercado diz respeito à identificação de oportunidades e ameaças que são oriundas, a princípio, da decisão inicial de internacionalização, bem como a aquisição de informações sobre o ambiente – político, econômico, cultural e social – do país de destino, e depois provenientes do início das atividades” (O BNDES E O APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS: ALGUMAS REFLEXÕES- REVISTA DO BNDES, RIO DE JANEIRO, V. 12, N. 24, P. 43-76, DEZ. 2005).

A Teoria de Internacionalização tratada nesse parágrafo é conhecida como:

Resposta Selecionada: b.

Modelo de Uppsala

Resposta Correta: c.

Modelo de Uppsala

Feedback da resposta: Correta: Modelo de Uppsala – A internacionalização das empresas ocorre a partir dos aspectos organizacionais. [...] foco no desenvolvimento individual da firma e, de maneira mais precisa no uso do conhecimento sobre mercados e operações [...].

Todas as demais teorias ficam refutadas em razão do conteúdo definido.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

As informações a seguir tratam do processo de internacionalização da Empresa Marcopolo.

É uma empresa gaúcha, fabricante de ônibus e carrocerias, presente hoje em nove países. Fechou o ano de 2007 com receita líquida de R$2,12 bilhões, expansão de 21,6% sobre 2006 e com produção internacional de 17.890 unidades. A direção da empresa comunicou à imprensa em fevereiro de 2008 uma mudança de estratégia, guiada pela “diminuição das exportações de kits para a montagem das unidades fora do Brasil que passam a buscar em seus

Mercados locais peças e partes para os veículos, iniciando um processo de global-sourcing”. Esse fato representou a busca pela nacionalização da produção nos países em que a Marcopolo já atua.

Partindo desse texto, é correto afirmar que:

Resposta Selecionada: e.

A empresa decidiu pela contratação de fornecedores como forma de reduzir os custos de transação que envolvem as operações no exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com