TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Internacional De Negocios

Artigos Científicos: Gestao Internacional De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 8

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Durante os primeiros anos do século XX até a Primeira Guerra Mundial, foi observada uma mudança importante quanto à composição dos investimentos estrangeiros no país: o Brasil passou a contar com o interesse de outros países, principalmente Estados Unidos e Canadá, diminuindo a influência britânica na economia nacional (POSSAS, 1998). Esse período foi marcado pela intensificação da competição internacional. Internamente, o país passava por transformações relacionadas principalmente ao fortalecimento do processo de urbanização, que exigiu a expansão da indústria e dos serviços públicos, acompanhada pela diversificação agrícola e industrial. Os serviços públicos tornaram-se o principal alvo de investimentos externos, destacando-se as áreas de produção e distribuição de eletricidade, transportes urbanos e portos. A avaliação dos investimentos estrangeiros no país deve considerar a influência de importantes flutuações econômicas, verificadas interna e externamente. A respeito das flutuações econômicas que influenciaram a avaliação dos investimentos estrangeiros no Brasil, segundo Possas (1998), é possível afirmar que:

I. Há interação de três fatores importantes: as relações de dependência externa da economia, brasileira, o acesso facilitado de empresas estrangeiras ao país e a acentuação do fluxo de exportação de capital por meio da disseminação de novas filiais de grandes empresas.

II. No que se refere às relações de dependência externa da economia brasileira, destaca-se o nível de atividade da economia subordinado às oscilações de mercado verificadas mundialmente.

III. Em virtude da globalização há uma interdependência entre as economias dos países e os mecanismos que afetam esta interdependência são os que influenciam os termos de troca e podem ser: renda, taxa de juros e taxa de câmbio.

IV. Um dos fatores essenciais ao desenvolvimento do investimento estrangeiro foi o acesso facilitado de empresas estrangeiras ao país.

V. Houve um acentuado fluxo de exportação de capital por meio da disseminação de novas filiais de grandes empresas, em virtude da existência de relativa escassez de possibilidades para a formalização de aplicações lucrativas das economias desenvolvidas.

Assinale a alternativa correta quanto as flutuações econômicas que influenciaram a avaliação dos investimentos estrangeiros no Brasil, segundo Possas (1998).

Resposta Selecionada: e.

Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

Resposta Correta: d.

Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

Feedback da resposta: Resposta: “Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas”. Isto porque, durante os primeiros anos do século XX até a Primeira Guerra Mundial, foi observada uma mudança importante quanto à composição dos investimentos estrangeiros no país: o Brasil passou a contar com o interesse de outros países, principalmente Estados Unidos e Canadá, diminuindo a influência britânica na economia nacional (POSSAS, 1998). Esse período foi marcado pela intensificação da competição internacional. Internamente, o país passava por transformações relacionadas principalmente ao fortalecimento do processo de urbanização, que exigiu a expansão da indústria e dos serviços públicos, acompanhada pela diversificação agrícola e industrial. Os serviços públicos tornaram-se o principal alvo de investimentos externos, destacando-se as áreas de produção e distribuição de eletricidade, transportes urbanos e portos. A avaliação dos investimentos estrangeiros no país deve considerar a influência de importantes flutuações econômicas, verificadas interna e externamente. Nesse sentido, Possas (1998) destaca a interação de três fatores importantes:

1. As relações de dependência externa da economia brasileira, que tornavam o nível de atividade da economia subordinado às oscilações de mercado verificadas mundialmente.

2. Acesso facilitado de empresas estrangeiras ao país.

3. Acentuação do fluxo de exportação de capital por meio da disseminação de novas filiais de grandes empresas, em virtude da existência de relativa escassez de possibilidades para a formalização de aplicações lucrativas das economias desenvolvidas.

A afirmativa “Em virtude da globalização há uma interdependência entre as economias dos países e os mecanismos que afetam esta interdependência são os que influenciam os termos de troca e podem ser: renda, taxa de juros e taxa de câmbio.” Não faz parte da discussão histórica de Possas (1998)

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Um aumento das exportações maior do que o das importações é condição essencial para que uma trajetória de crescimento não esbarre em um “teto” dado pelo desequilíbrio do balanço de pagamentos. Nesse sentido, a importância das exportações está no fato de ser o único componente dos gastos autônomos que gera divisas em moeda forte, necessárias para atender às exigências de importação e essenciais para dar continuidade à trajetória de crescimento.

Na prática, todos os países – com exceção dos EUA – são export-led, no sentido de que necessitam gerar divisas para arcar com o pagamento das suas importações e de seus débitos externos. Entretanto, há um outro sentido para o termo export-led como um componente de demanda agregada, capaz de liderar a trajetória de crescimento da economia. Em um primeiro momento, a instalação de uma unidade produtiva de uma empresa no exterior poder reduzir as exportações da matriz, não impede que haja um aumento das exportações a médio e longo prazos.

No comércio internacional uma das categorias que mais tem crescido é o comércio intrafirma. Isso aumenta o potencial de expansão das exportações do país de origem. Há que se considerar também o recebimento de lucros e dividendos em moeda estrangeira por parte das filiais das multinacionais brasileiras. Vale destacar que a internacionalização também viabiliza a entrada das empresas em setores que não podem ser atendidos via comércio (serviços, por exemplo, não-comercializáveis),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com