TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade Ambiental

Casos: Gestão Da Qualidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão da Qualidade Ambiental

Metodologia da Ciência

Análise do filme “Quase Deuses”

Aluno: André Cabús

Turma: Marketing e Publicidade

Reposição de Modulo

O filme relata uma época em que a medicina tinha muitos limites quanto à evolução e conhecimento. Era um setor extremamente racista sendo exercido por pessoas de bom poder aquisitivo e de cor branca. Os negros eram discriminados, tratados como inferiores, marginalizados em tudo, sem poder participar de espaços e ambientes destinados a brancos, mesmo que seja nas instituições públicas.

Porém como em toda profissão existem pessoas dedicadas e diferenciadas, como foi o caso do Vivien que mesmo com um limitado grau de educação técnica, adquiriu um grande conhecimento mediante a suas habilidades de memorização, estudo e capacidade de aprendizagem, superando todos os tipos de dificuldades existentes, para se dedicar exclusivamente a descobertas e avanços científicos na Cirurgia Cardíaca, o que gerou desconfiança, medo, e insegurança, pois tal prática cirúrgica para época não era visto com bons olhos pois se acreditava que o coração não poderia ser operado.

Desta forma Vivien e Alfred mudaram a Medicina na época, com seus estudos e sua audácia, porém após a consolidação do estudo Dr. Alfred recebe prêmios, fama, e inúmeros reconhecimentos, sem que seu assistente ao qual participou de todo conhecimento teórico e pratico da pesquisa pudesse ser juntamente reconhecido e premiado devido ao racismo exposto no inicio do texto, além de saudosismo, e pelo fato de não ser Medico, sofre sendo excluído de suas descobertas e grandes participações cientificas da pesquisa.

Após anos de dedicação e estudo, além de amor a profissão Vivien mesmo sem Curso formal de medicina passa a ser orientador e chefe de vários médicos em cirurgias cardíacas, sendo reconhecido pelos seus feitos do passado e contribuição direta a evolução da Medicina com um titulo e reconhecimento de seus feitos quebrando mais um paradigma.

Observamos no filme características do conhecimento empírico, que é adquirido pela experiência e conhecimento não comprovado cientificamente, vivido pelo personagem Vivien Thomas, que mesmo sem cursar Medicina, tendo apenas um desejo ou vocação, tem um papel fundamental no desenvolvimentos de técnicas decisivo para que o Dr. Alfred chegasse ao sucesso com seu desenvolvimento de técnicas usadas na cirurgia cardíaca.

Observa-se também um conhecimento cientifico em modo de pesquisa onde o Médico (Dr. Alfred) pesquisador utiliza de cães como cobaias, para que possa obter testes e provas concretas de sua pesquisa provando que ela realmente esta correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com