TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: BACIA HIDROGRÁFICA E QUALIDADE AMBIENTAL

Dissertações: FICHAMENTO: BACIA HIDROGRÁFICA E QUALIDADE AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  4.395 Palavras (18 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL - AL

DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOS RECURSOS HÍDRICOS; 5º PEÍODO

PROFESSORA: DENISE PONTES

ALUNA: LAIZE MARIA DA SILVA

FICHAMENTO

PALMEIRA DOS ÍNDIOS, 31/OUTUBRO/2011

Referências

GUERRA. Antônio José Teixeira; Antônio Carlos. Geografia física no Brasil. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2010.3ª Ed.

BACIA HIDROGRÁFICA E QUALIDADE AMBIENTAL

Rosangela Garrido Machado Botelho

Antonio Soares da Silva

1 - INTRODUÇÃO:

P.153 - “[...] Entendia como célula básica de análise ambiental, a bacia hidrográfica permite conhecer e avaliar seus diversos componentes e os processos e interações que nela ocorrem.”

P.153 - *Os elementos essenciais que fazem parte do sistema hídrico são: solo, água, vegetação, na qual estão ligados aos processos de infiltração, escoamento, erosão, assoreamento, inundação, contaminação etc.

P.153 – “Segundo Horberry (1984), qualidade ambiental é o estado do ar, da água, do solo e dos ecossistemas, em relação aos efeitos da ação humana.”

P.154 - *O texto abordará como se da o processo da evolução do uso da bacia hidrográfica, como serão avaliados estes processos nas áreas florestais, rurais e urbanas, para com isso tentarem da ênfase a esse assunto e consequentemente poderem buscar algumas soluções para ajudar a melhorar a qualidade ambiental.

P.153-154 - /A bacia hidrográfica é reconhecida desde os anos de 60 e não é por acaso que ela é uma fonte muito importante para toda a sociedade. Ela nos permite avaliar seus componentes e processos de forma naturais. Tem como elementos fundamentais, o solo, a água, o ar e a vegetação. Também é preciso observar que a questão da qualidade de vida ambiental em relação à sociedade-natureza, pois o homem a ser discutido é um dos principais vilão nesse assunto./

2 - A BACIA HIDROGRÁFICA E AS PESQUISAS AMBIENTAIS NO BRASIL.

P.154 - “No Brasil, os estudos do solo como base da vida e suporte das atividades humanas ganharam força durante a década de 1980, e vários trabalhos foram publicados envolvendo técnicas e práticas e manejo e conservação das terras e de planejamento do uso do solo, considerando suas limitações e potencialidades.”

P.154-155 – “A década de 1990, principalmente a partir da segunda metade, vem sendo caracterizado pelo aumento não só na produção ligados à área ambiental, mais, especificamente, das pesquisas relacionadas ao uso e qualidade da água”.

P.155 – *A água é um fator essencial na vida dos seres humanos, seja ela, usada para beber, tomar banho, nos fazeres domésticos entre outras. E por isso cabe nós conscientizar a todos da sociedade o quanto esse fator é importante para nós, e que sem ela não seríamos nada.

P.154-155 – /A bacia hidrográfica hoje é reconhecida mundialmente como a melhor unidade para o manejo dos recursos naturais, visando assim à melhoria da qualidade de vida do ser humano. Mas vale ressaltar que para que isso aconteça é importante a conscientização da população e principalmente para o governo que por sua vez tende a planejar os recursos naturais visando separadamente à questão da fauna e flora, da água e do solo. E caso isso não aconteça, haverá no futuro consequências para todo o Brasil./

2.1 - EVOLUÇÃO DO USO DA BACIA HIDROGRÁFICA COMO CÉLULA NATURAL DE ANÁLISE.

P.155 – *Pesquisa bibliográfica recente revelam o aumento de artigos publicados em todo o país, a partir de eventos científicos na área das Ciências Ambientais.

P.155 – “Estudos sobre os temas Erosão, Manejo e conservação do solo e da Água e Planejamento Ambiental são aqueles que mais têm utilidade a bacia hidrográfica como unidade de análise”.

P.156 – “[...] Corato (2002) revela a maior resistência por parte dos profissionais ligados a geografia no uso do termo microbacia em seus estudos. Tal fato pode ser explicado pela própria origem do termo, relacionada aos projetos de manejo e conservação do solo nas áreas rurais, onde o planejamento das propriedades foi gradativamente substituído pelo planejamento da microbacia nas quais as propriedades rurais estão inseridas”.

P. 157 – *Segundo o decreto nº 94.076 de março de 1987, o Programa Nacional de Microbacia Hidrográfica, é uma área drenada por curso d’ água e seus afluentes onde sua montante é transversal e que por sua vez essa água se converge indo em direção a área considerada.

P. 157 – “[...] Pode-se afirmar que a microbacia é toda bacia hidrográfica cuja área seja suficientemente grande, para que se possam identificar as inter-relações existentes entre os diversos elementos do quadro socioambiental que a caracteriza, e pequena o suficiente para estar compatível com os recursos disponíveis (matérias, humanas e tempo) respondendo positivamente a relação custo/benefício existente em qualquer projeto de planejamento”.

P.155-156 – /Para se ter uma análise sobre o uso da bacia hidrográfica é necessário que tenha um alto conhecimento e planejamento das áreas em questão, pois se não houver estudos que comprovem que aquela área existe, e como ela se encontra naquele momento, então como é que as populações iram ter um estudo melhor sobre respectivo assunto e assim poder passar de geração em geração seus conhecimentos adquiridos? /

2.2 – DIMENSÕES E EXPRESSÕES ESPACIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA

P. 158 – “Considerando as dimensões das bacias e microbacias hidrográficas, verificou-se que o intervalo de área destas últimas era de 0,8 a 700 Km². Embora o intervalo seja extenso, a avaliação da distribuição de frequências das áreas mencionadas mostrou que a maioria encontra-se na classe de 20 a 50Km²”.

P.158-159 – “O uso majoritário de microbacias com dimensões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com