TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Riscos

Trabalho Universitário: Gestão De Riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS

1. Introdução

O gerenciamento de Riscos é um processo sistemático usado para identificar, analisar e responder aos riscos do projeto cujo objetivo é maximizar a probabilidade dos eventos positivos e se possível neutralizar os eventos negativos ou minimizar suas consequências para o objetivo do projeto.

O risco dentro de um projeto é uma condição incerta de ocorrer, e se ocorrer terá sempre um impacto positivo ou negativo sobre pelo menos um dos objetivos do projeto, como: o tempo, o custo, o escopo ou a qualidade.

2. Processos de Gerenciamento de Riscos (PMBOOK)

No planejamento do projeto, são realizadas reuniões tendo como foco os objetivos do projeto: Escopo, Qualidade, Prazo e Custo. Neste momento já é importante pensar nos riscos pois estes podem comprometer o andamento do projeto.

Os processos do gerenciamento de riscos do projeto são:

Planejar o Gerenciamento de Riscos: decide como abordar, planejar e executar as atividades de gerência de risco para um projeto;

Identificar os Riscos: determina quais riscos podem afetar o projeto e documenta suas características;

Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos: realiza uma análise qualitativa dos riscos e as condições para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto.

Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos: mede a probabilidade através de uma análise numérica e as consequências dos riscos e estima suas implicações para os objetivos do projeto.

Planejar as Respostas aos Riscos: desenvolve procedimentos e técnicas para melhorar as oportunidades e reduzir as ameaças para os objetivos do projeto.

Monitorar e Controlar os Riscos: monitora riscos residuais, identifica novos riscos, executa planos de redução de risco e avalia sua eficácia durante todo o ciclo do projeto.

2. Processos de Gerenciamento de Riscos

Planejar o gerenciamento de riscos;

Visa garantir que o tipo, o nível e a visibilidade da Gerência de Risco sejam compatíveis com o risco e com a importância do projeto. O Plano gerencial de riscos deve ser terminado já no início do planejamento do projeto, por ser essencial para executar com sucesso as outras atividades de planejamento.

Este processo responde à questão de quanto tempo deve ser dedicado ao gerenciamento dos riscos, com base nas necessidades do projeto.

O Plano do Gerenciamento do Risco é, portanto, um documento que explica como será desenvolvido o processo gerencial do risco, o custo estimado e investido e a nomeação de responsabilidades aos gestores e envolvidos.

Principais entradas do processo:

Fatores Ambientais: tudo deve ser considerado no projeto, inclusive os fatores ambientais da empresa, pois eles poderão influenciar no sucesso do projeto.

Políticas de gerência do risco da organização: algumas organizações possuem essa abordagem pré-definida para análise de risco para cada projeto.

Ativos de Processos organizacionais: são considerados ativos de processos organizacionais as políticas, procedimentos, planos e diretrizes formais e informais.

Declaração do escopo do projeto: descreve os principais objetivos do projeto, permitindo que a equipe do projeto realize um planejamento mais detalhado, servindo de orientação para a equipe do projeto durante a execução, auxiliando a avaliar as solicitações de mudança e verificar se estas estão dentro ou fora dos limites estabelecidos no projeto.

Definição de papéis e responsabilidades: definir as responsabilidades e os níveis de autoridade das pessoas que irão influir no plano.

Estrutura analítica do Projeto (EAP): é um agrupamento orientado ao subproduto dos elementos do projeto que organiza e define o escopo total do projeto.

Orçamento da Gerência de Risco: estabelece um orçamento para a gerência do risco para o projeto.

Técnicas e Ferramentas:

São consideradas as principais técnicas e ferramentas do Plano Gerencial do Risco:

Reuniões de planejamento: o gerente do projeto, líderes de equipe do projeto organizam reuniões de planejamento para elaboração do plano de gerência do risco, podendo usar modelos de gerência do risco ou outros inputs quando necessários.

Saídas do Processo :

A última etapa do plano de gerenciamento do risco é a formalização dos documentos de saída. Estes servirão de entrada para a próxima fase do processo de gerenciamento do risco.

Plano de Gerência de riscos: descreve como identificar o risco, a análise qualitativa e quantitativa, plano de respostas, estrutura do monitoramento e controle a ser realizado durante o ciclo de vida do projeto e o orçamento do plano da Gerência de Riscos.

Conteúdo do plano de gerência de riscos:

Metodologias: define as abordagens, ferramentas, e fontes de dados que podem ser usados para gerenciar o risco do projeto.

Papéis e responsabilidades: Define a liderança, o suporte e os membros da equipe de gerência de risco para cada ação no plano de gerência de risco.

Orçamento: estabelece um orçamento para a gerência do risco para o projeto.

Momento: define com que frequência o processo de gerência do risco será realizado durante o ciclo de vida do projeto.

Ganho e interpretação: métodos apropriados de interpretação e ganho para identificar o momento e o tipo de análise de quantificação e qualificação do risco em que começa a ser realizado.

Critérios: Os critérios que dirão que o risco está de acordo, quem e de que maneira. O dono do projeto, cliente ou o patrocinador podem ter diferentes critérios de risco. Os formulários com o objetivo dos critérios de aceitação pelo qual a equipe medirá a eficiência da execução do plano de resposta ao risco.

Formatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com