TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Orçamento Empresarial

Casos: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  4.841 Palavras (20 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 20

Gestão Empresarial

Trabalho apresentado ao Curso Graduação em ciências contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Agua Boa-MT

2013-11-10

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................4

Conceito de Orçamento...................................................5

1. Orçamento geral..........................................................6

2. Orçamento Flexível......................................................6

3. Pontos Positivos para a Gestão....................................7

4. As Questões Tributárias para o Orçamento..................8

5. Isenção e Imunidade Tributária ....................................8

6. Balanço Patrimonial......................................................9

7. Demonstração do Resultado do Exercício....................10

8. Demonstração do Fluxos de Caixa................................11

9. A Comparação do orçamento com o Realizado ...........12

10. Conclusão...................................................................13

11. Referencias ................................................................14

INTRODUÇÃO

O orçamento surgiu da necessidade do mercado,levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência . Devido a globalização, constante mudanças vêm ocorrendo no processo de planejamento,avaliação e controle, tanto do seu fluxo de caixa,quanto das operações de receitas,despesas e investimentos. Atualmente o Orçamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para tomada de decisão,evita o mau uso dos recursos, resultando na observação da relevância do orçamento empresarial na otimização dos resultados.

“Á medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações,modificados seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” ( Passarelli ; Bomfim,2004,p11)

Conceito de Orçamento

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado. E uma Projeção de gastos feito e planejado para determinado período, pode ser par um mês,ano,década.

O orçamento requer uma discussão dos objetivos em todos os níveis hierárquicos da organização,o que gera um aumento da integração e do comprometimento por partes dos colaboradores,uma vez que eles envolvem-se diretamente com os resultados planejados.Outro ponto importante seria o detalhamento por meio de metas que prevêem o que será feito – Como- Quando-E por quem? Ainda pode ser citada a possibilidade de se identificar problemas com antecedências, o que aumenta a chance de se encontrar soluções apropriadas e eficazes.

1. Orçamento Geral

Orçamento Geral atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro. Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas

As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta para controle de seu planejamento estratégico de curto e longo prazo.

Segundo Padoveze (2000,p.371 ) o plano orçamentário compreende três grandes áreas de orçamento:O orçamento operacional,o orçamento financeiro e de investimento e a projeção dos demonstrativo contábeis.

2. Orçamento Flexível

O Orçamento Flexível auxilia os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. Sendo utilizado quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados obtidos. Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos.

A fim de possibilitar aos administradores relatórios de desempenho que identifiquem melhor algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos utiliza-se um Orçamento Flexível. Também chamado de orçamento variável, baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas. É organizado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividades; é essencialmente um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade. Sendo úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento. Também podem ser úteis no fim do período, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com