TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Trabalho Escolar: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que a contabilidade tem como objetivo o estudo do patrimônio das entidades seus fenômenos de variação tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômica e financeira.

Com tudo isso sabe que a contabilidade e essencial para todo qualquer empresa ou empresário para sua empresa ser cada vez mais organizada e atualizada.

Pretende-se com este trabalho, obter uma melhor compreensão sobre as rotinas trabalhistas, e a partir do mesmo ter uma visão mais clara sobre os direitos dos trabalhadores. Os conceitos que serão abordados neste trabalho são de suma importância a todo profissional contábil, um bom entendimento desses conceitos.

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores. Em termos de metas a serem alcançadas.

Contém as prioridades e a direção da entidade para um período. Proporcionam condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus. Gestores. Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano. Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à Participação nas definições estruturais:

O Planejamento orçamentário

O planejamento é a mais básica de todas as funções gerenciais, e a habilidade como esta Função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações.

Orçamento Empresarial:

Necessidade de Flexibilidade: As condições do empreendimento estão sempre mudando por isso, é necessário que o processo orçamentário seja visto como um guia para ações Futuras em vez de um plano rígido que deve ser seguido, a despeito das mudanças Circunstanciais.

2. Princípios Orçamentários: Correspondem aos princípios clássicos apresentados por Welsch (1997), que leva em conta a necessidade estrutural e servem de checklist para o adequado.

Desenvolvimento do orçamento. São eles:

A. Envolvimento administrativo: Este princípio é fundamental. Caso não esteja presente como ingrediente dos gestores, todo o processo é afetado de maneira.

Significativamente desfavorável é a adaptação organizacional (Quem faz e o que faz): Princípio é fundamental para que os gestores saibam quem deve ser chamado para discutir o plano e, posteriormente, ser cobrado.

Contabilidade por área de responsabilidade: Unidades de negócios, centros de Lucros, centros de custos e centros de responsabilidades devem estar claramente definidos na contabilidade e devem ser considerados na geração de informações orientação por objetivos: Uma amarração adequada dos objetivos permite Coerência entre as ações, priorização, avaliação e mesmo política de remuneração adequada.

ORÇAMENTO GERAL

O orçamento geral é composto de vários orçamentos específicos, que são agrupados e elaborados em sequencia lógica, como efetivamente ocorrem os fatos empresariais na prática. No modelo simplificado apresentado neste artigo, serão utilizados os seguintes orçamentos.

Específicos:

Componentes do Orçamento Geral e também conhecidos como Mestre

- orçamento operacional

1) orçamento de venda

2) orçamento de produção

3) orçamento de compras

4) orçamento de despesas

5) demonstração de resultado orçada

- orçamento financeiro

6) orçamento de capital

7) orçamento de caixa

8) balanço patrimonial orçado

1) Analise: cenários econômicos; pesquisa de mercado; analise de concorrência; preços praticados

Método: estatístico

2) Geralmente derivado do orçamento de vendas, sofre impacto da política de estoque de produtos acabados, deve considerar não só matéria prima, mas todos os gastos de produção.

3) Diretamente relacionado com o orçamento de produção. Influenciado pela política de estoques. Depende do nível de disponibilidade das matérias primas não se esquecer de projetar materiais indiretos.

4) As variações mês a mês no volume de vendas e outras atividades direcionadoras de custos influenciam diretamente muitas despesas operacionais.

Principais grupos de despesas: despesas Administrativas e despesas Vendas

5) Demonstração de Resultado Orçada: é elaborada com base nas informações dos orçamentos anteriores

6) Capex: o orçamento de capital descreve o planejamento a longo prazo p/ realizar e financiar os principais projetos a longo prazo.

.identifica investimentos potenciais.

.seleciona um investimento.

.faz acompanhamento ou auditoria.

.muitos orçamentos têm inicio com o orçamento de capital.

7) Analise de possibilidade de distribuição de resultados

Verificação da necessidade de financiamento da empresa

Verificação de opções de aplicações financeiras

8) Tendo sido realizado os orçamentos anteriores pode-se projetar o balanço patrimonial da empresa, visando analisar situações de endividamento, estrutura de capital, etc.

ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.

Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com