TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Ensaios: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.638 Palavras (19 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. Planejamento Financeiro

2.1.1. Características e Fundamentos

2.2. Orçamento Empresarial

2.2.1. Orçamento Flexível

2.2.2. Orçamento Base Zero (OBZ)

2.2.3. Orçado versus realizado

2.3. Demonstrações Contábeis Para a Gestão Empresarial

2.3.1. DRE - Demonstrativo do Resultado do Exercício

2.3.2. Fluxo de Caixa

2.3.3. Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA)

2.3.4. Balanço Patrimonial

2.3.5. Demonstrativos das mutações do PL

2.4. Estatística Aplicada a Gestão Empresarial

2.4.1. Estatística Descritiva

2.4.2. Estatística Inferencial

2.5. Aspectos Jurídicos

2.5.1 Sociedade Limitada

2.5.2. Tributos Empresariais

2.5.3. Contribuição Previdenciária

CONCLUSÃO 26

REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos temas de suma importância pra o desenvolvimento e sobrevivência das empresas.

O Planejamento permite compreender a realidade e assim determinar diretrizes de mudanças para alcançar um objetivo, seja ele a curto ou longo prazo.

As demonstrações contábeis são parte importante das informações financeiras divulgadas por uma entidade, entre estas demonstrações estão: o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do valor adicionado, a demonstração dos fluxos de caixa e outras.

Abordaremos ainda as obrigações tributárias, como impostos e contribuição social.

1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO:

Planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas.

O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.

Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recurso ou rever suas estimativas.

No processo, deve-se levar em conta as incertezas internas e externas da empresa, para isso é necessário um vasto conhecimento do negócio, dentre os fatores externos citam-se a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes e projetadas, aspectos tributários e aumento nos custos.

Segundo Gitman (1997, p. 588): comenta:

“O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigido pelos credores atuais e futuros”.

a) Planejamento Financeiro a Longo Prazo:

São ações elaboradas para objetivos previstos para um futuro distante, compreendido na maioria das vezes num período de dois a dez anos. Por existir naturalmente muitas mudanças ao longo destes períodos, estes planos são revisados constantemente com o uso das informações atualizadas. Estes horizontes de planejamento variam de empresa para empresa, pois quando se possui um ciclo de produção curto e incertezas operacionais, estes horizontes de planejamento são mais curtos.

Em planos de longo prazo não se deve esquecer a conclusão de projetos, linhas de mercadorias, ramo de negócios, reembolso de dívidas e aquisições planejadas. Estes por sua vez, tendem a ser ajudados pelos orçamentos e planos de lucro anuais, dando o aval para a continuidade de tais planos sem desequilíbrio financeiro da empresa.

A falta de um bom planejamento financeiro ativo a longo prazo é uma razão freqüentemente mencionada para a existência de dificuldades financeiras e falência de empresas.

b) Planejamento Financeiros a Curto Prazo:

Ações são planejadas para períodos mais curtos, geralmente de um a dois anos, e são compostas na sua maioria por previsões de vendas e dados operacionais e financeiros.

Segundo Gitman (1997, p. 589):

“A partir das previsões de venda são desenvolvidos planos de produção que consideram tanto o tempo necessário para converter a matéria prima em produto acabado (lead time), como os tipos e quantidades de matérias prima exigidas. Com base nesses planos, a empresa pode ainda estimar as necessidades de mão de obra direta, as despesas gerais de fabrica e as despesas operacionais. Tendo preparado essas estimativas, pode-se preparar a demonstração do resultado e o orçamento de caixa projetado. Assim, com os insumos básicos da demonstração do resultado projetado, o orçamento de caixa, o plano de financiamento em longo prazo, o plano de investimento de capital, e o balanço patrimonial do período corrente, o balanço projetado da empresa pode ser finalmente desenvolvido”.

Segundo Ross (1998, p.609),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com