TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Artigo: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 11

A estrutura Empresarial deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Conforme OLIVEIRA (2002) A organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. STONER (1992). Neste sentido, as funções administrativas são primordiais. O administrador tem a função de organizar toda a empresa para o seu perfeito funcionamento, além disso, três outras funções básicas fazem parte da sua vida. São elas: Planejamento da empresa – objetivos esperados; Direção da empresa – orientação, coordenação, motivação, liderança das atividades; Controle da empresa – acompanhamento, controle, avaliação dos resultados e Organização – ordem na estrutura.

Neste sentido, O Boticário empresa no ramo de perfumarias e cosméticos

com uma administração ética e transparente, conduz seus negócios baseado em valores sólidos de respeito aos seres humanos e ao meio ambiente. A história do Boticário começou quando Dr. Miguel estava no último ano da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e estava em dúvida sobre que direção seguir: trabalhar na indústria farmacêutica, na de cosméticos ou de alimentos. O que incomodava era a perspectiva de ter de passar os dias num laboratório, dentro de uma fábrica. Fez um curso de farmácia de manipulação despertou seu espírito empreendedor, e o levou a ver ali uma boa oportunidade de negócio. A prática de aviar receitas era antiga. Mas, diante do crescimento da indústria de medicamentos, andava abandonada pela maioria dos farmacêuticos. O mundo vivia um momento de retorno à natureza, de valorização da alimentação natural, da medicina alternativa. Pesando prós e contras desse nicho de mercado, vislumbrou uma boa oportunidade de negócios e decidi correr o risco e retomar, para a área dermatológica, o conceito de aviar fórmulas – prescritas pelos médicos em composições específicas para cada paciente. Essa atividade também permitiria a formulação de cremes, loções e xampus personalizados. Sentiu que poderia inovar e construir uma empresa. Juntou-se a três sócios e abri a botica da Saldanha Marinho, no Centro de Curitiba, em 1977. O Boticário aparece como uma das mais importantes franquias no cenário econômico atual brasileiro e é reconhecido como a maior rede de franquias de cosméticos do mundo. A empresa mantém uma relação de respeito e parceria com os mais de 900 franqueados que, integrados, compartilham a essência e os valores da marca, bem como a crença no potencial transformador da beleza. Além disso, são estimulados a multiplicar essas premissas em suas cadeias de relacionamento, tornando-se parceiros na construção de um mundo mais belo. Para estimular a prática da sustentabilidade na rede, a empresa desenvolve o Programa de Gestão em Sustentabilidade para os Franqueados, que tem como objetivo direcionar esforços da rede para a incorporação do tema em seu modelo de gestão por meio de diversas ações de mobilização.

Para tanto a empresa O Boticário com franquia em Montes Claros, tem uma estrutura organizacional que possibilita a efetivação dos seus serviços, desempenhando funções de acordo com os níveis operacionais. No que tange o nível Institucional, é o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe, também, o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio. Desta forma, executará com uma visão mais mediata, isto é, mais a longo prazo e, dada à sua natureza e seu grau de importância para a organização, representará um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre a mencionada organização. É importante frisar que, como o planejamento estratégico, na maioria das organizações, é elaborado pelo seu mais alto escalão hierárquico, o mesmo deverá contemplar uma série de decisões que deverão ser tomadas nos demais níveis hierárquicos da organização.Neste sentido a empresa O Boticário- franquia Montes Claros tem como presidente o Sr. Fernando Guedes que realiza o trabalho no intuito de demonstrar seu verdadeiro papel perante as sociedades interna e externa, onde a empresa atua. Tem como objetivo maior concentrar todos os esforços internos da organização onde todas as pessoas envolvidas dentro deste contexto, possam estar levando a empresa ao seu ápice organizacional. A melhoria é a busca contínua pela conquista da tão sonhada e necessária excelência organizacional.

Já o nível Intermediário, articula internamente o nível estratégico e o nível operacional. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática. O principal objetivo do planejamento tático é o de traduzir as decisões estratégicas em ações efetivas a serem implementadas pelos mais diversos setores da organização. Desta forma, o nível tático tem seu foco mais específico. No nível tático, existe um menor nível de incerteza para as tomadas de decisões. As decisões do nível tático, são mais facilmente revistas, quando necessárias, haja visto a sua menor abrangência e a superficialidade de seu impacto, comparando-as com as estratégias. Nesta área as funções serão desempenhadas especificadamente por cada setor. Logo, na empresa em questão, o nível intermediário atua sob as inspeções da gerente Karine, que promove seus trabalhos articulando cada área ou função em seus planos específicos, os quais estejam interligados umbilicalmente às ações estratégicas da companhia como um todo.

No que diz respeito ao nível operacional é o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas. Os esforços são direcionados para cada processo ou projeto da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com