TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Trabalho Escolar: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO ESTRATÉGICA DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS

Define-se a Administração Estratégica como um processo continuo e interativo que tem por objetivo manter a organização como um conjunto integrado a seu ambiente. A definição proposta inclui etapas, deve ser continua e interativa. Ambientes organizacionais mudam e as organizações devem se transformar de forma adequada.

O propósito principal da análise do ambiente é reagir e aumentar o sucesso organizacional. Consiste no processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar riscos e oportunidades presentes ou futuros que possam influenciar a organização a atingir suas metas.

Para analisar o ambiente pode-se dividir em três: geral, operacional e interno. O ambiente geral consiste em um ambiente externo a organização, composto por componentes com amplo espaço e pouca aplicação imediata para administrar uma organização. O ambiente operacional é o ambiente externo que tem implicações específicas e imediatas na administração da organização. Os principais componentes são os clientes, a concorrência, a mão-de-obra, os fornecedores e questões internacionais. Já o ambiente interno é o nível dentro da organização, com implicações imediatas. Não existe um padrão para executar a análise, porém as diretrizes apresentadas aos administradores podem aumentar a qualidade da análise.

A relevância das questões estratégicas podem ser internas ou externas. Existem graus de sensibilidade diferentes para as mesmas questões estratégicas da organização, para avaliar, uma forma é agrupar informações e questionários para funcionários-chave.

O processo de análise deve estar ligado ao planejamento operacional atual, ser responsável pelas necessidades de informações da alta administração, apoiado por administradores chaves e realizado por pessoas que reconhecem a diferença entre analista e estrategista.

Duas considerações básicas devem ser consideradas para direcionar a organização: missão e objetivos organizacionais. Estabelecer a missão é uma etapa crítica para estabelecer a ou as diretrizes, pois deve refletir o resultado da análise do ambiente. A missão é a razão de ser da organização, é através dela que se estabelece a meta geral da organização.

Os objetivos organizacionais são metas para qual a organização direciona seus esforços. Sem objetivos e comunicação efetiva, o comportamento das organizações podem tomar qualquer direção. Podemos classificar objetivos de longo e curto prazo. Os de curto prazo são mais específicos. Os objetivos devem ser vários, e não se limitar a um só, para atingir as várias áreas importantes para o funcionamento.

Recorda-se duas técnicas para a análise do ambiente por serem fundamentais para projetar a estratégia, pois fornecem preciosas informações para formular estratégias nos níveis operacional, de negócio e funcionais para o processo de formulação de estratégia.

Orienta-se que para administrar é preciso estratégias úteis e devem estar seguros das restrições de certas organizações e ter um conjunto de critérios para julgar a qualidade das estratégias propostas.

A relação estre formulação e implementação da estratégia devem ser bem feitas para que as melhores vantagens se tornem sucesso. Há cinco estágios do processo de implantação de estratégia. Na primeira etapa é preciso ter claro o quanto a organização terá que mudar. O segundo estágio da implantação é a analisar a estrutura organizacional. O terceiro estágio servirá para a análise da cultura organizacional. Em quarto, acontecerá a abordagem da mudança organizacional e por ultimo, a abordagem colaborativa, onde uma equipe é convidada a participar da implementação.

O controle estratégico serve para fazer com que algo aconteça conforme foi planejado, é um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica. Sua finalidade é auxiliar a alta administração a atingir metas através do processo da administração estratégica.

Responsabilidade social é o grau em que os administradores de uma organização realizam atividades que projetam e melhoram a sociedade além do exigido para atender aos interesses econômicos e técnicos da organização, ou seja, envolve a realização de atividades que podem ajudar a sociedade mesmo que não contribua diretamente com o lucro da empresa. Em geral, o grau entre o avanço social e objetivos econômicos depende do tamanho da empresa, capacidade de investir em programas de responsabilidade social, competitividade e grau de atração ou omissão.

A função de operação ou de produção nas empresas é executada por pessoas que produzem mercadorias ou fornecem serviços que são oferecidos ao público.

Os fundamentos financeiros para a administração estratégica podem ser apresentadas em três ferramentas: indicadores de liquidez, análise de equilíbrio e VPL, valor presente líquido.

A função de marketing permite facilitar as trocas entre uma organização e seus compradores das indústrias ou usuários finais. As organizações que visam lucro querem atrair e manter seus clientes e as que não visam lucro precisam atrair contribuições para atingir seus objetivos. Na projeção de uma estratégia mix de marketing é a composição por produto, promoção, preço e canais de distribuição. A estratégia de produto bem sucedida garante seu sucesso.

É PRECISO GESTÃO ESTRATÉGICA, de José Paulo Henriques

A gestão estratégica é um processo complexo que exige um pensamento voltado a análise, formulação e implementação de estratégias. O gestor, como peça principal do processo, deve conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão estratégica, assim também, os empregados devem ser envolvidos pela gestão. A gestão estratégica organiza os contributos que as diversas áreas tem a dar à organização, servindo como linha orientadora à integração dos esforços desenvolvidos pelos vários especialistas dispersos pela organização. Os componentes mais críticos do processo de gestão estratégica são: visão, missão e objetivos.

Sabe-se que a perspectiva estratégica ajuda a encontrar um compromisso entre eficiência e eficácia.

Pode-se encontrar na estratégia pretendida três componentes que são a finalidade, as politicas e os planos. A finalidade pode ser compreendida como o que a organização pretende alcançar. Já as políticas são “regras” que formalizam as ações da organização e os planos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com