TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar E Inclusão Social

Dissertações: Gestão Escolar E Inclusão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 6

A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO SOCIAL

1 INTRODUÇÃO

O estágio é muito importante para a nossa formação, pois é nele que descobrimos nossas vocações e identificamos nossas possíveis duvidas. Meu Estágio foi realizado na Escola Municipal “Maurício Germer”, localizada na Rua Saudades, nº 555, Bairro Vila Germer, Timbó – Santa Catarina com a Gestora, Meike Marly Schubert, graduada em Educação Física e pós graduada em gestão escolar.

A gestão escolar é a administração da escola: o diretor e o vice-diretor. A gestão precisa ser democrática, onde todos devem ser ouvidos, e levados em conta: pais, professores, funcionários, gestores, tem que saber do que passa dentro da escola, e dar suas opiniões.

O Gestor acaba nas escolas atuais fazendo vários papéis, como de orientador, diretor, além de suas funções de gestor. É preciso ter autonomia para cuidar de toda escola e do processo de aprendizagem.

A administração não depende do trabalho individual, mas sim do esforço coletivo. Chiavenato (1979, p. 179, v. 2) defende que:

A atividade administrativa é uma atividade grupal. As situações simples, nas quais um homem executa e planeja o seu próprio trabalho, lhes são familiares; porém, a medida que esta tarefa se expande ate o ponto que se faz necessário o esforço de numerosas pessoas para levá-lo a cabo, a simplicidade desaparece, tornando necessário desenvolver processos especiais para a aplicação do esforço organizado em proveito da tarefa do grupo.

Por fim, o gestor tem papel importantíssimo na instituição de ensino, pois em sua competência, precisa ter uma visão dinâmica e articulada da escola como um todo, envolvendo decisão e avaliação constante.

2 RELATORIO DE ATIVIDADES

A Entrevista foi realizada no dia 03/07/2012, junto a diretora Meike, ela foi muito prestativa e atenciosa, pude conhecer a escola como um todo, e desvendar os mistérios da gestão escolar.

Como a própria Meike destacou, o papel do gestor escolar consiste, em possibilitara participação e integração dos segmentos escolares, garantindo uma gestão participativa e democrática e que deve ser colocada em prática em todos os momentos do trabalho escolar ao longo do ano letivo.

O maior desafio do gestor escolar é garantir a qualidade do ensino que resulte no sucesso escolar do aluno, ele é responsável pela efetivação do PPP e do plano de desenvolvimento; estes documentos devem ser construídos coletivamente, onde o gestor terá condição de direcionar as ações para o planejamento e objetivos traçados e envolver os membros escolares para um compromisso conjunto.

Na gestão escolar a ética quanto aos relacionamentos humanos se torna indispensável. Quando buscamos a participação e democratização do trabalho escolar, será preciso harmonizar a convivência dos diferentes segmentos escolares, oportunizando-os de forma igualitária e justa na tomada de decisões referente ao cotidiano escolar.

O Regimento escolar é um documento que determina a função e postura dos professores e funcionários, ordena o funcionamento da unidade de ensino e da organização do sistema de ensino. Cabe ao gestor fazer cumprir o que esta determinado em forma de lei, pois agindo assim, o gestor estará amparado legalmente em suas ações.

O Lúdico é inerente ao ser humano. É indispensável que o lúdico esteja presente no dia a dia em sala de aula, principalmente nos anos iniciais. Pensando nisto, a escola Mauricio Germer teve a chance de reformar a biblioteca, criando um espaço mais amplo e iluminado, prateleiras coloridas, tapetes e almofadas que tragam sonhos e fantasias ao mundo da criança. O parquinho e os diversos jogos estão disponíveis diariamente.

Aprendi muito neste estágio, e acredito ter feito a escolha certa, interagindo nesta escola, pois todos me receberam muito bem e estavam sempre dispostos a me ajudar, sanando minhas mais diversas dúvidas!

A relação entre todos os integrantes dentro da escola e fora dela é muito boa. Os pais participam constantemente, os professores dificilmente tem atritos internos e os alunos são monitorados e instruídos para uma boa conduta dentro e fora do ambiente escolar.

2.2 A INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA

Vejo que hoje se fala tanto em inclusão social, mas me pergunto de que forma incluir uma criança? Uma professora sozinha não tem condições de estar cuidando de uma sala toda e em especial de uma criança que tenha algum déficit/distúrbio, acredito que em cada sala que tenha crianças com algum problema destes, deveria haver outra pessoa auxiliando, porque a realidade é cruel, precisamos ensinar sim, mas há um dilema enorme... Se eu paro tudo e acompanho esta criança, os outros ficam sem fazer nada e derrubam a sala, e se eu não dou a atenção que esta criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com