TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A interação social no ambiente escolar em relação a agressividade

Pesquisas Acadêmicas: A interação social no ambiente escolar em relação a agressividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

A INTERAÇÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO A AGRESSIVIDADE.

Araujo Juliana de Paula

No sistema capitalista é inevitável que exista luta de classes sociais, pois se evidência a exploração da força de trabalho pelos detentores do capital. Um dos quesitos para que esse modo de produção seja mantido seria a perpetuação da ideologia da competição e da concepção de uma sociedade dividida entre vencedores (a classe dominante) e os trabalhadores.

Nesse sentido, para a efetiva utilização na escola, os alunos deverão ser conscientizados dessa realidade social, nas quais os cidadãos não possuem as mesmas condições de conhecimento, instrução e poder aquisitivo. Porém, só a crítica não basta, sendo necessária a cooperação para a superação das injustiças no atual sistema que concentra o poder nas mãos de alguns.

Segundo Álvares (2002), as cenas de violência na escola reforçam a existência de uma cultura de violência que ocorre tanto dentro, quanto fora da instituição. É uma realidade que se faz presente no sistema capitalista devido às desigualdades sociais, embora não seja esta a única causalidade.

O ser humano é um ser social por natureza. Busca estar em contato com o outro e é nessa relação que ocorre a construção de novos conhecimentos, habilidades e significações. Nesse sentido a interação social, favorece a compreensão das próprias emoções e comportamento. É através da interação social que aprendemos a viver em grupo de maneira produtiva, cooperativa. Sendo assim essencial para aprender, interagir e valorizar as interações como forma de convívio escolar e social.

A questão que me levou a pesquisar sobre o assunto está relacionada com o que vem acontecendo no ambiente escolar ligada a prática pedagógica, a qualidade de ensino, a relação professor e aluno, foram questões chaves que me levaram a querer entender as situações de conflito mais especificamente a agressividade.

Segundo Freire (1990) é a partir das relações que estabelece com seu mundo, o homem, criando, recriando, decidindo, dinamiza esse mundo. Contribui com algo do qual ele é o autor. Dessa forma, através da interação, os indivíduos trocam experiências acrescentando conhecimento um para o outro.

Quando a criança é agressiva, tímida, agitada, o envolvimento com os demais, a participação nas atividades em grupo é essencial para que possa observar o comportamento e aprendizado dos demais, fazendo confrontos com o próprio comportamento. Com auxílio do professor, o amadurecimento dos alunos através dessa interação pode ser realmente muito significativo.

Percebe-se que no desenvolvimento de projetos, os pais envolvem não só a comunidade escolar, mas a comunidade no geral, possibilitando a interação do aluno com a sociedade. Podemos dizer assim que quando a escola trabalha com projetos com o envolvimento da sociedade, este é muito gratificante para o aprendizado do aluno.

Observa-se que o desenvolvimento humano em seu contexto sócio cultural, considerando que desde a vida intrauterina até a formação permanente do indivíduo é dominante o processo de interação. A interação inicia no seio familiar expandindo-se para a escola em segundo lugar.No ambiente escolar existem provocações verbais e em alguns casos os alunos se agridem fisicamente.

A agressividade das crianças e adolescentes é um tema que preocupa pais, educadores e a sociedade em geral, pensando assim pretendemos, através de ações socializadoras, informativas, apoiar a família, procurando mudar essa realidade que chega a nos assustar. Pretendemos que as crianças aprendam com os adultos que há outra forma de se defender e obter aquilo que desejam.Através da interação o homem constrói a sua própria historia, reelabora seu conhecimento, reformula sua visão de mundo e transforma seu comportamento. É evidente que a escola é um local que oferece grande diversidade de pessoas, consequentemente de ideias, comportamentos e experiências da realidade.

A escola é julgada como sendo a responsável pela formação completa do aluno, deve fazer dos conflitos uma oportunidade de reflexão para construção de princípios éticos fundamentais para a vida em sociedade. Que esses alunos, sejam novos homens e mulheres capazes de aprender, além dos livros.

A educação constitui-se em um processo histórico por meio do qual os homens se apropriam das condições que os humanizam, que os tornam seres do gênero humano e que os levam ao desenvolvimento de suas singularidades.

Vygotsky afirmava que. ”A afetividade também é concebida como o conhecimento construído através da vivência, não se restringindo ao contato físico, mas à interação que se estabelece entre as partes envolvidas, na qual todos os atos comunicativos, por demonstrarem comportamentos, intenções, crenças, valores, sentimentos e desejos, afetam as relações e, consequentemente, o processo de aprendizagem”.

Quando falamos da afetividade qual está prevendo no seio familiar da criança, sente-se amada, protegida, desenvolvendo atitudes positivas em relação a si mesmo aos outros e a vida. Aprendendo a amar pelo fato de sentirem o amor por parte daqueles que a cercam.

Segundo Vygotsky, o homem é um ser social e as condições socioculturais o transformam profundamente, desenvolvendo uma série de novos comportamentos positivos. Enfim, tomando como referencial esse pressuposto, podemos afirmar que a participação mediadora dos professores e dos adultos com os quais as crianças estão envolvidas é de extrema importância, para a mudança de comportamentos agressivos praticados por crianças contra crianças, levando-os a uma conscientização de valores e respeito ao próximo, até porque a criança é um produto do meio e aprende coisas boas e más.

No inicio da vida a criança estabelece relações pela própria sobrevivência e a medida que interage com o mundo a sua volta, amadurece sua afetividade, diferenciando suas formas de expressão. Inicia a eternização de novos sentimentos, raiva, medo e alegria, estabelecendo um novo relacionamento social.

Muitas crianças são tão reprimidas em casa que quando chegam na escola querem por tudo pra fora, seja no grito, no tapa ou no soco. Outras são agredidas ou assistem cenas de agressões entre os familiares e chegando na escola, sentem-se irritados pelas dificuldades que passam e na primeira oportunidade, repetem a mesma agressão, como forma de diminuir sua forma de irritação.

Uma atitude agressiva, na verdade, pode ser tudo: uma tomada de posição, uma marcação de limites, uma recusa a aceitar a autoridade, e até um grito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com