TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Operacional

Trabalho Escolar: Gestão Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Operacional

1) Em que consiste cada etapa do ciclo PEAC?

A etapa do planejamento visa propiciar que a próxima etapa aconteça por meio de definição de metas, métodos, técnicas e ferramentas.

A etapa da execução possui as atividades responsáveis pela capacitação, educação e treinamento das pessoas.

A etapa da avaliação fornece dados para a etapa de controle, comparando o que foi planejado com o que foi realizado.

A etapa do controle tem caráter decisório e executivo, executando as ações corretivas e de melhorias.

2) Em Administração Pública, como Gestão Operacional pode ser definida?

É a gestão que tem por objetivo as ações operacionais de prestação de serviços públicos para seus usuários e beneficiários.

3) Quais são os três ciclos de gestão PEAC da Administração Pública?

- Ciclo de gestão das políticas públicas;

- Ciclo de gestão de planos e programas;

- Ciclo de gestão das ações organizacionais.

4) As principais características de cada um dos ciclos de gestão são examinados por meio de variáveis que permitem uma percepção comparada entre os ciclos. Descreva os pontos críticos dos ciclos de políticas públicas e de planos e programas em função da variável Importância Relativa das Etapas.

No ciclo de políticas públicas a avaliação de políticas pelas próprias organizações ou por avaliação externa, é dispendiosa, o que motiva para que não seja realizada frequentemente.

O ciclo de planos e programas tem seus conteúdos e instrumentos analisados de forma intensiva pelas controladorias, Tribunais de Contas e procuradorias, em todas as esferas.

5) Quais impactos que os pontos críticos descritos na questão 4 causam na Gestão Operacional?

Quando a avaliação de políticas públicas setoriais indica déficits de implementação, o foco das revisões costuma voltar-se para o conteúdo dos planos e dos programas, e não para revisão do conjunto de políticas.

6) Porque no ciclo de gestão de políticas públicas as etapas de avaliação e controle são de difícil execução?

Pois o ciclo é muito longo, podendo abranger mais de um mandado de governo. Em caso de troca de governo, as etapas de avaliação e de controle podem deixar de ser realizadas, impedindo a retroalimentação do ciclo.

7) Porque o ciclo de gestão de planos e programas é o que exerce impacto mais direto na Gestão Operacional?

Os gestores alocados no ciclo de gestão dedicam-se igualmente às quatro etapas nele envolvidas; tem um modelo de gestão normativo com alto nível de prescrição; é o que apresenta indicativos formais em maior quantidade com as metodologias e as ferramentas preconizadas em dispositivos legais e por contar com um nível de institucionalização significativo, garante para o ciclo de Gestão Operacional condições mínimas de trabalho.

8) Descreva as características do ciclo de Gestão de Ações com base nas variáveis: relativa das etapas do ciclo, modelo de gestão, indicativos de institucionalização, processos decisórios e sistemas de informação.

- Relativa das etapas do ciclo: A pressão sobre a etapa de execução do ciclo de Gestão Operacional é sempre crescente, pois quanto mais o cidadão usuário percebe seus direitos relativamente à qualidade, à pontualidade e aos custos dos serviços a ele prestados, mais esse ciclo deve ser executado de forma a atender as exigências sociais.

- Modelo de Gestão: Configura-se para esse ciclo como prescritivo e fortemente centrado nos controles.

- Indicativos de Institucionalização: É aqui que toda força da burocracia s torna visível, para facilitar ou dificultar a prestação de serviços públicos e observar as dificuldades na Gestão Operacional das ações de natureza discricionária.

- Processos Decisórios: O modelo racional é característico desse ciclo, em que o gestor tem espaços discricionários muito restritos, em especial para ações exclusivas do Estado.

- Sistemas de Informação: Apóia as etapas do ciclo e os serviços de apoio como financeiros, pessoais e serviços globais.

9) Justifique porque a etapa controle é tão importante no ciclo de Gestão Operacional.

É uma etapa importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com