TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Riscos

Tese: Gestão de Riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Risco significa incerteza sobre a ocorrência ou não de uma perda ou prejuízo (HOPE 2002) e a forma de se controlar os riscos é através de seu gerenciamento.

HOPE (2002) acrescenta que ser capaz de gerenciar o risco significa “tentar evitar perdas, tentar diminui a freqüência ou severidade de perdas ou pagar as perdas de todos os esforços em contrário”. Freqüência de perdas é uma referência a quantidade de vezes que a perda ocorre, enquanto severidade seria o total do prejuízo da perda e quanto custará pagar por esse prejuízo.

Gerenciamento de risco (português brasileiro) ou gestão de risco (português europeu) (GRIS) realiza-se com a adoção de melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodologias, permitindo uma melhor gestão dos limites de risco aceitáveis, do capital, da precificação e do gerenciamento da carteira. Ganhos consideráveis se tornam possíveis com o gerenciamento de risco, no aceite de oportunidades de investimentos não tão atrativas sem o conhecimento prévio dos riscos e suas medidas 1 :p89.

Conforme 2 :p3 no Gerenciamento de Risco financeiro considera-se, em primeira instância, os riscos financeiros que compreendem àqueles que ocasionam ganhos ou perdas de recursos financeiros para instituição. Quanto à volatilidade, são observados resultados inesperados relacionados ao valor de ativos ou passivos de interesse 2 :p3

Pode-se classificar os riscos financeiros como estratégicos e não-estratégicos. Os estratégicos são aqueles assumidos voluntariamente 2 :p4. Uma cautelosa exposição a esses tipos de riscos é fator fundamental para o sucesso das atividades comerciais. Já os riscos não-estratégicos são aqueles que não podem ser controlados e não condicionam fator estratégico, e por isso denominado desta forma 2 :p4.

Risk and Control Impact Assessment.JPG

De acordo com Jorion 2 :p4, instituições financeiras têm, por objetivo principal, gerenciar ativamente os riscos financeiros, assumindo, intermediando e oferecendo conselhos. Compreender os riscos enquanto incertezas inevitáveis trazem aos administradores financeiros meios que prever e minimizar eventos adversos, estando preparados de maneira mais eficiente. E, conforme Jorion 2 :p4-5, o aumento da volatilidade dos mercados financeiros, no começo dos anos 1970, trazia uma única constante em relação a todos os fatos ocorridos, que é a imprevisibilidade, em que rápidas mudanças do cenário econômico geravam grandes perdas financeiras. O Gerenciamento de Risco, neste sentido, fornece proteção parcial contra essas fontes de risco.

Corporações assumem posturas de gerenciamento de risco mais ativas, de acordo com Crouhy, Galai e Mark 1 :p4, onde risco sempre teve uma conotação importante na decisão de novos investimentos. As desconsiderações de projetos mais arriscados levam empresas e instituições a perder oportunidades com excelentes retornos. O problema maior é como quantificar os riscos, precificando-os adequadamente 1 :p4.

Índice [esconder]

1 Tipos de Riscos

2 Trabalhos relacionados

3 Ver também

4 Referências

Tipos de Riscos[editar | editar código-fonte]

Conforme 1 159p, classificam-se os riscos financeiros de uma instituição como: Risco de Mercado, Risco de Crédito, Risco de Liquidez, Risco Operacional, Risco Legal e Risco de Fator Humano.

"Risco de mercado é o risco de que mudanças nos preços e nas taxas no mercado financeiro reduzam o valor das posições de um título ou de uma carteira." 1 p34. Com base em um índice ou carteira benchmark, de acordo 1 p34, os riscos de mercado de um fundo normalmente são medidos.

Risco crédito é definido como sendo “risco de que uma mudança na quantidade do crédito de uma contraparte afetará o valor da posição de um banco”. Neste tipo de risco, pode-se enquadrá-lo a um fato quando uma contraparte não quer ou não pode cumprir com suas obrigações contratuais ou quanto que a contraparte sofre um rebaixamento por parte de uma agência classificadora [1 ]

O risco de liquidez compreende tanto risco de financiamento de liquidez quanto risco de liquidez relacionado às negociações, [...]. Risco de financiamento de liquidez se relaciona à capacidade de uma instituição financeira de levantar o caixa necessário para rolar sua dívida, para atender exigências de caixa, margem e garantias das contrapartes e (no caso de fundos) de satisfazer retiradas de capital. O Risco de Liquidez relacionado às negociações, [...], é o risco de que uma instituição não seja capaz de executar uma transação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com