TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Giza Lima

Trabalho Universitário: Giza Lima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 11

O INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISEP

FACULDADES SUMARÉ

EDUCAÇÃO IMFAMTIL II

MARIA ADALGIZA NOGUEIRA DE LIMA

RA 1318344

SÃO PAULO

2014

Orientação Normativa nº 01 de 02 de dezembro de 2013

NOVA REDAÇÃO DADA AOS ARTIGOS 29, 30 E 31 DA LDB

Essa lei determina que é obrigação do Estado garantir a vaga para a educação infantil. De 0 a 3 em creches, 4 a 5, pré-escolas. Os pais não são obrigados a manter as crianças de 0 a 3 anos, mas a partir de 4 anos é obrigatório.

Ela fala que a educação infantil e uma ação complementar a da família e da comunidade;

Fala da carga horária que é de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos

Fala da frequência que deve ser de 60% de presença;

Que o período parcial deve ter 4 horas e o integral 7 horas.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL/CRIANÇA E CURRÍCULO

Fala que a concepção de criança e infância é construída socialmente, culturalmente e historicamente;

Existem várias maneiras de ser criança, e que conforme o ECA a infância se estende até os 12 anos de idade

CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO

Sobre o currículo, ela fala que vai emergir da vida da criança, do encontro dos seus colegas e adultos, encontro de suas culturas, da sua realidade de vida;

Fala que ele é algo vivo e por isso não pode ser desvinculado da vida da criança.

O currículo ele organiza, e sistematiza as intenções educacionais e pedagógicas e é concebido com as práticas educacionais e busca articular os saberes e experiências, e que carrega registro do percurso vivido.

O PERFIL DO EDUCADOR E O PÁPEL DA FAMÍLIA EXPRESSOS NO DCUMENTO

O educador tem um papel muito importante, pois todos eles contribuem para formação e crescimento das crianças;

Coloca o educador como o observador participativo;

Que o educador tem que ter consciência da sua importância para o processo do desenvolvimento e que ele precisa ter clareza em suas ações pedagógicas.

Que o educador participe efetivamente do processo de construção do PPP.

A intencionalidade de suas ações devem considerar os princípios da pedagogia da infância, que são: a criança como protagonista, o educar e o cuidar, a criança como centro das atenções, possibilitar a criança o acesso aos meios culturais, dar destaque ao brincar, pois o brincar e muito importante da educação infantil, possibilitar a interação entre turmas de diferentes idades e outros.

PAPEL DA FAMÍLIA

Família e escola precisam estar juntas, pois a convivência produtiva é necessária para manter a relação sobre a identidade da criança. A participação da família é muito importante para que se promova o trabalho democrático entre escola e família.

PLANEJAMENTO BASEADO EM LISTAGEM DE ATIVIDADES

Esse tipo de planejamento poderia ser considerado um dos mais rudimentares, pois está baseado na preocupação do educador em preencher o tempo de trabalho com o grupo de crianças, entre um e outro momento da rotina.

Ex.: Segunda-feira: Modelagem com massinha, quebra-cabeças, audição de histórias, preenchimento de exercícios em folha mimeografada.

Terça-feira: recorte e colagem, jogos recreativos, música com gestos, confecção de dobraduras

Nesse sentido, quase não pode ser classificado como planejamento, uma vez que a intencionalidade do educador não está marcadamente definida considerando princípios educativos, muito embora exista por trás dessa prática uma concepção, mesmo que implícita, de criança e educação infantil.

Poderíamos assinalar que a criança que aparece é uma criança passiva, sem particularidades ou necessidades específicas, que espera pelo atendimento do adulto, sem nada a dizer ou expressar. Por outro lado, a instituição de educação infantil revela se como espaço de cuidados ou, como diria Khulmann Jr, como um espaço de educação assistencialista, onde a educação oferecida à criança é de baixa qualidade, mais moral que intelectual.

Podemos associar, aqui, uma prática da instituição como guarda ou depósito de criança, enquanto os pais estão trabalhando. Ou seja, as atividades previstas estão planejadas de acordo com o tempo e não com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Em termos de concepção de educação infantil, poderíamos perceber tal perspectiva dentro da chamada “função guardiã” atribuída às primeiras instituições pré-escolares.

PLANEJAMENTO BASEADO EM DATAS COMEMORATIVAS

Nessa perspectiva, o planejamento da prática cotidiana é direcionado pelo calendário. A programação é organizada considerando algumas datas, tidas como importantes do ponto de vista do adulto. Também aqui são listadas várias atividades, só que as mesmas se referem a uma data específica, a uma comemoração escolhida pelo calendário.

A marca do trabalho com as datas comemorativas é a fragmentação dos conhecimentos, pois em determinada semana os professores trabalham o início da primavera, na outra já entram com o Dia da Criança, tudo isso trabalhado superficialmente e de forma descontextualizada. Na mesma direção, podemos perceber a elaboração ou proposição de “trabalhinhos” “lembrancinhas”, dancinhas, teatros geralmente destituídos de reflexão, por parte do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com