TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glicogenólise E Glicogênese

Artigos Científicos: Glicogenólise E Glicogênese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA: GLICOGENÓLISE E GLICOGÊNESE

RESUMO:

GLICOSE E GLICOGÊNIO

A glicose é a fonte preferencial de energia para o encéfalo e fornece a energia necessária para céluas com poucas ou nenhuma mitocôndria. Ela é essencial como fonte de energia para o músculo em exercício. A glicólise sanguínea pode ser obtida de três fontes principais: dieta, degradação do glicogênio e gliconeogênese. A ingestão, através dos alimentos, de glicose e de seus precursores (como o amido, os monossacarídeos e os dissacarídeos) é esporádica e, dependendo do tipo de alimentação, nem sempre representa uma fonte segura de glicose para o sangue. Sendo assim. O corpo desenvolveu mecanismos para armazenar um suprimento de glicose em uma forma rapidamente mobilizável, o glicogênio. Na ausência de uma fonte de glicose na alimentação, esse composto é rapidamente liberado a partir do glicogênio hepático e renal. Da mesma forma, o glicogênio muscular é degradado em grande quantidade durante o exercício, proporcionando uma importante fonte energética a esse tecido. Quando os estoques de glicogênio se esgotam, determinados tecidos sintetizam glicose de novo, usando aminoácidos das proteínas teciduais como principal fonte de carbonos para a via gliconeogênica. Os principais estoques de glicogênio no corpo são encontrados nos músculos esqueléticos, onde servem como reserva de combustível para a síntese de ATP durante contração muscular, e no fígado, onde o glicogênio é usado para manter a concentração de glicose sanguínea, especialmente nos estágios iniciais de jejum. O glicogênio é um polímero altamente ramificado de a-D-glicose.

GLICOGENÓLISE

Consiste na conversão de glicogênio em glicose, realisada no fígado, geralmente entre as refeições. Este processo é estimulado quando os níveis de açúcar do sangue caem muito. Nessa situação o hormônio glucagon é liberado pelo pâncreas para estimular e reabastecer, assim, o estoque de glicose no sangue. Três reações são responsáveis por essa conversão. Na primeira delas, cada resíduo de glicose clivada a partir do glicogênio reage com o íon fosfato, para originar glicose-1-fosfato. Esta reação é catalisada pela enzima glicogênio fosforilase. Na segunda reação, catalisada pela enzima fosfoglicomutase, a glicose-1-fosfato é transformada em glicose-6-fosfato é transformada em glicose-6-fosfato. Finalmente, na terceira reação a glicose-6-fosfato é hidrolisada, originando a glicose.

GLICOGÊNESE

A Glicogênese, também chamado de síntese do glicogênio, é o processo que transforma a glicose em glicogênio. As moléculas de glicogênio crescem por transferência de resíduos glicosil. A transferência é catalisada pela glicogênio-sintase. O doador da glicose é o UDP-glicose que se forma a partir da glicose-1-fosfato. A glicogênio-sintase necessita de um “primer”, ou seja, um resíduo, por onde começar, o qual deve ser formado por pelo menos quatro moléculas de glicose; a proteína glicogenina é a responsável pela formação desta pequena cadeia. A ela se liga o primeiro resíduo de glicose; A glicogênio sintase se liga à cadeia de glicogenina (que permanece unida àquele primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com