TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizaçao

Trabalho Universitário: Globalizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 4

Globalização

Quando falamos em globalização, logo pensamos em algo recente e moderno, más porem ela é muito antiga, até mesmo podemos dizer que ela sempre existiu, pois o ser humano desde a sua origem está sempre evoluindo, criando e inovando o que não deixa de ser uma característica da Globalização.

Mas segundo estudos ela se desenvolveu a partir da revolução industrial, e da segunda guerra mundial, mas foi esquecida por um tempo e voltou a ser evidência em meados da década de 1980, talvez pelas grandes mudanças no mundo, com maior interação de países em aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Alianças políticas se formaram unindo potências mundiais, e graças a essa globalização ficou mais fácil a interação entre pessoas no mundo todo surgindo com isso um aumento significativo de pessoas que buscam conhecer novos povos e culturas.

Com a globalização a humanidade cresceu e começou a gozar de seus benefícios, como por exemplo com a tecnologia na comunicação em meios como televisão, rádio revistas e a internet da qual hoje poucas pessoas no mundo não tem acesso. Com ela muitos países tem a chance de expandir seus negócios importando e exportando suas matérias-primas, e comercializando seus produtos fazendo com isso o surgimento de uma economia positiva para sua empresa e seu país. Hoje tudo o que vemos de moderno sabemos que é fruto da globalização, mas com ela também vem o aumento da concorrência, então precisamos estar sempre atualizados e antenados para permanecermos no mercado, isso tanto para empresas como para profissionais.

Essa globalização trouxe muitos benefícios para o mundo, a importação de produtos mais baratos, o que automaticamente também derruba o preço de produtos nacionais, a importação de matérias-primas mais baratas, o que torna o produto mais acessível para todas as classes sociais, o intercâmbio entre países o que torna as pessoas mais cultas e inteligentes, uma das maiores vantagens foi o desenvolvimento da informática, a qual faz com que hoje todas as empresas e pessoas estejam ligadas a era digital. E também a tecnologia nos transportes, com a evolução hoje podemos chegar ao outro lado do mundo em poucas horas, o que antigamente poderia se levar meses dentro de navios. Hoje com a evolução de transporte aéreo e trens balas tudo ficou mais fácil e rápido. Com a Globalização as pessoas estão com mais oportunidades, e com facilidades que o governo através de sua economia, reverte em acesso a financiamentos, onde a população consegue adquirir seu veículo sua casa, muitos conseguem até mesmo montar seu próprio negócio. Um mercado que teve um aumento significativo com a globalização é o da moda, profissionais do mundo todo sobrevivem e sobrevivem muito bem com isso o que antigamente já existia mas não com a grandiosidade que se vê hoje com a modernidade. Mas ela também tem seu lado negativo, junto com essa globalização veio também o alto índice de desemprego e a exclusão social que a cada dia aumenta, a falta de profissionais capacitados faz com que eles sejam substituídos por máquinas, aumentando assim o índice de pobreza no mundo. O tempo todo vemos veiculações de notícias de tragédias e destruição no mundo, seriam essas as consequências ruins de um mundo globalizado? Ou podemos dizer que isso são consequências somente para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com