TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Tese: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Tese  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  156 Visualizações

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBJETIVO – IEPO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL

PALMAS – TO

2013/01

SUMÁRIO

1. DÉCADA DE 1970 2

2. ECONOMIA 2

3. O PETRÓLEO 3

4. A CRISE MUNDIAL DOS ANOS 70 3

1. GLOBALIZAÇÃO

A Globalização é um fenômeno mundial associado a uma revolução nos métodos de produção que resultou numa mudança significativa nas vantagens comparativas das nações.

Com a globalização, as fases de produção de uma determinada mercadoria podem ser realizadas em qualquer país e não mais em um mesmo país, pois busca-se aquele que oferecer maiores vantagens econômicas.

Isto tem levado a uma acirrada competição entre países -em particular aqueles em desenvolvimento -por investimentos externos. Em contraste com as décadas passadas, quando julgava-se necessário introduzir controles e restrições para disciplinar, em seus mercados, as atividades das multinacionais, agora, os países em desenvolvimento têm reformulado suas políticas comerciais e econômicas para oferecer um ambiente doméstico atraente para os investimentos externos, os quais se fazem necessários para complementar as suas taxas internas de poupança, geralmente insuficientes.

Os fluxos de mercadorias e capitais, os mercados financeiros globais, as estratégias mundiais das grandes corporações, tudo isso, potencializado pela revolução da informática esculpem a “aldeia global”.

Mas, ao contrário do que sugerem as aparências, cada um dos progressos na direção da integração dos mercados é fruto de uma decisão política dos Estados.

Foi assim com a desregulamentação dos mercados financeiros, sob o influxo das políticas liberais de Ronald Reagan, nos EUA (1980-88) e Margareth Thatcher na Grã-Bretanha (1979-90).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com