TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Projeto de pesquisa: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.793 Palavras (24 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 24

1. Globalização

A globalização corresponde a um alongamento das relações entre local(presente) e o distante (ausente) e, por meio de redes que estabelecem as interações e assim perpassam o conjunto do planeta. Assim é a definição de Giddens sobre a globalização:

A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção anversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é tanto uma parte da globalização quanto a extensão lateral das conexões sociais através do tempo e do espaço.

A globalização é um fenômeno social, que, de uma forma ou outra esta ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter desde econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

A globalização surge então de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o nosso mundo de uma forma ou outra, como podemos simplesmente dizer é uma “encurtação” das distâncias. Fazendo uma breve comparação ao passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real e, com o avanço da tecnologia e da internet hoje, já ocorre em tempo real pelo mundo todo, numa velocidade espantosa.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado.

Assim entende Milton Santos sobre a globalização capitalista:

A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política.

Há uma tendência a separar uma coisa da outra. Daí muitas interpretações da história a partir das técnicas. E, por outro lado, interpretações da história a partir da política. Na realidade, nunca houve na história humana separação entre as duas coisas. As técnicas são oferecidas como um sistema e realizadas combinadamente através do trabalho e das formas de escolha dos momentos e dos lugares de seu uso. É isso que fez a história.

A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com a decadência do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, na esfera econômica e comercial.

A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações e avanços nas áreas tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.

As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação podemos listamos exemplos de como a telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo todo.

O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais nos setores de importação e exportação. O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividade.

Uma das características mais importantes da globalização e a busca pela redução do preço do processo produtivo das indústrias, muitos países optam por fazer suas mercadorias em outros países com o objetivo de reduzir os custos, eles escolhem por países com mão de obra, matéria prima e energia com baixos preços.

Outra face da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

Nesse entendimento, Milton Santos nos narra de que:

Ao longo da história passada do capitalismo, paralelamente à evolução das técnicas,idéias morais e filosóficas se difundem, assim como a sua realização política e jurídica, de modo que os costumes, as leis, os regulamentos, as instituições jurídicas e estatais buscavam realizar, ao mesmo tempo, mais controle social e, também, mais controle sobre as ações individuais, limitando a ação daqueles vetores que, deixados sozinhos, levariam à eclosão de egoísmos, ao exercício da força bruta e a desníveis sociais cada vez mais agudos.

Na fase atual de globalização, o uso das técnicas conhece uma importante mudança qualitativa e quantitativa. Passamos de um uso “imperialista”, que era, também, um uso desigual e combinado, segundo os continentes e lugares, a uma presença obrigatória em todos os países dos sistemas técnicos hegemônicos, graças ao papel unificador das técnicas de informação.

Nesta seara podemos afirmar que, a globalização é o estágio máximo do capitalismo, sem fronteiras, sem barreiras, usando o mundo todo como mercado, transformando-o em um paraíso para o livre comércio.

A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou seja surgiu como resultado do avanço de uma era tecnológica a partir de então.

Outrossim,os meios de comunicação são fortes aliados do processo de globalização mundial, pois é através deles que as notícias giram pela terra e os produtos tornam-se mundialmente conhecidos. Também é a partir das inovações nesse segmento que foram e são possíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com